logo

Conselheiros de saúde se reúnem para discutir controle social

25/03/2008 14:59:47 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com objetivo de tornar o controle social mais eficiente, Macaé sediou nesta terça-feira (25) a Plenária Regional de Conselhos de Saúde da Região Norte, com a temática “Resgatando o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Rio de Janeiro”. O evento foi realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro).

O secretário de Saúde de Macaé e presidente do Conselho Municipal, o médico Luiz da Penha ressaltou que a plenária é um espaço sem caráter deliberativo, que visa construir propostas consensuais que contribuem para o processo organizacional e a discussão política dos conselhos municipal e estadual de saúde.

- Este tipo de ação é importante que aconteça com maior freqüência, pois aqui é que descobrimos as peculiaridades de cada município e trocamos experiências que podem ser adotadas por todos com êxito -, ressaltou Luiz da Penha, lembrando que a administração municipal vem adotando uma gestão participativa.

A etapa regional é uma prévia para a Plenária Estadual e posteriormente a Nacional. A representante do Conselho Estadual e articuladora da Região Litorânea, Jurema Utinga, lembra que este é um momento de discutir as dificuldades de cada município e propor ações visando a melhoria do SUS.

O conselheiro Estadual de Saúde e articulador das Regiões Norte e Noroeste, Urquilei Pinheiro, também participou do evento e destacou a importância dos conselhos de saúde no controle social.

Para participar da Plenária Estadual serão escolhidos quatro representantes de cada município, sendo que destes quatro, dois são usuários, um profissional de saúde e um gestor. Participaram do evento representantes dos Conselhos municipais dos nove municípios da Região Norte: Macaé, Campos, Carapebus, Conceição de Macabu, Cardoso Moreira, Quissamã, São Fidélis, São Francisco do Itabapuana e São João da Barra.