Foto: Flávio Sardou
Cerca de 50 conselheiros participaram de mais um curso de formação
Democratização da escola e construção da cidadania. Esta é uma das propostas dos 94 conselhos escolares da rede municipal de ensino. Com a intenção de destacar os objetivos, legislação e significado dos conselhos escolares, cerca de 50 conselheiros participaram nesta sexta-feira (22) de mais um curso de formação. Os conselhos são colegiados com a atribuição de deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras no âmbito da escola.
Os conselhos escolares de Macaé são alvos de elogio e servem de exemplo para outras cidades da região. Para o melhor desenvolvimento do trabalho, o município segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394-96), que em seu artigo 14 dispõe sobre a importância da participação da comunidade escolar local nos conselhos escolares ou equivalentes.
Todas as atividades dos Conselhos Escolares seguem as determinações do Ministério da Educação (Mec) com orientações de como acompanhar a vida escolar dos estudantes e dicas para contribuir com o processo ensino-aprendizagem. O conselho escolar é um órgão colegiado, que contribui na organização de planos e projetos escolares, além de contribuir para a organização, aplicação de recursos e aprovação do projeto pedagógico da unidade municipal de ensino.
O curso de formação envolve um colegiado com representantes de alunos, professores, funcionários, dirigentes das unidades de ensino, além dos pais e responsáveis para acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.
A capacitação, que segue até o mês de dezembro, consiste em encontros on line ministrados pela Universidade Federal do Ceará; e presenciais, ministrada pela tutora Márcia Alves Correa.Durante a formação são abordados tópicos como a história dos Conselhos Escolares no país e a função pedagógica. No final do evento haverá entrega de certificados.
Animada, a conselheira escolar, Andreia Leal, ressaltou que a capacitação é proveitosa. “Estamos adquirindo muitos conhecimentos necessários para a melhor atuação na escola. A participação dos conselheiros na unidade em que atuo contribui bastante para o funcionamento da escola e a aproximação da comunidade escolar”, disse a professora do Colégio Municipal Wolfango Ferreira.
Já a coordenadora dos Conselhos Escolares, Selma Paes, frisou que o objetivo do curso de Formação é fomentar esses setores nas escolas da rede municipal de ensino e apresentar as atribuições e a importância dos conselhos escolares.