logo

Conselho da Criança de Macaé integra ações com governo do Estado

08/10/2009 09:17:15 - Jornalista: Equipe Secom

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé (CMDDCA) apresentou à Secretária de Assistência do Estado, Benedita da Silva, o trabalho desenvolvido na cidade de Macaé e região.

O encontro foi marcado pela troca de experiências e informações sobre as ações de cada instituição. Benedita contextualizou o trabalho realizado pelo governo do Estado na rede de assistência. “O desafio é grande para alcançar todos os municípios, mas estamos lutando para universalizar o atendimento na promoção do bem-estar social de todos”, disse.

O CMDDCA-Macaé apresentou suas principais ações, como o Amanse Esse Leão, ECA Ilustrado, ECA atualizado, Colônia de Férias, as conferências municipal e regional, audiência pública, curso de capacitação de conselheiros e instituições e banco de projetos. “A troca de informações entre os atores da rede propõe uma oxigenação fundamental para o surgimento de idéias consistentes para novas propostas de enfrentamento dos problemas, a garantia de direitos e promoção da cidadania”, afirmou o secretário geral do CMDDCA-Macaé, Juliano Sebastian.

Participando da VII Conferência Estadual da Criança e do Adolescente, as ações do CMDDCA-Macaé que ganharam mais destaques foram o ECA Ilustrado, o Curso de Capacitação e o Banco de Projetos. “Promovemos um curso parecido na região metropolitana do Estado há pouco tempo, é ótimo ver que as ações são integradas pelos atores estarem vivenciando o mesmo momento, o mesmo cenário”, concluiu Benedita.

Para o presidente do CMDDCA-Macaé, Antonio Felipe Gonçalves, é importante ter a efetividade e a qualidade dos projetos reconhecidos em âmbito estadual. “Em Macaé temos uma missão difícil por absorvermos muitos problemas que não são apenas de Macaé, mas que acabam sendo resolvidos aqui. A articulação das ações intersetoriais em nível regional proporciona uma eficácia grande no enfrentamento destes problemas”, destacou o presidente.

O reunião aconteceu durante a VII Conferência Estadual da Criança e do Adolescente, que está acontecendo na capital fluminense. Durante o evento, que terá a participação da ministra Dilma Roussef, representantes de todos os municípios do estado estão debatendo propostas para as crianças e adolescentes do município."É importante a participação de Macaé, pois é uma oportunidade de trocarmos experiências visando o bem estar das crianças e adolescentes de nosso estado", ressaltou Antonio Felipe Gonçalves

FIA de volta à Macaé

No encontro também foi firmado o acordo entre o CMDDCA-Macaé e a FIA (Fundação da Infância e Adolescência do Estado do Rio de Janeiro) onde que o Conselho será o braço da instituição no município levando todos os programas da Fundação à cidade inserindo Macaé na rede de garantia de direitos da criança e do adolescente do Estado. “O primeiro programa será o Procuro Minha Família, que tem como objetivo garantir o direito à família a todos. Quem se perde de sua família tem o programa e toda sua equipe para resgatar seu laço familiar”, lembra Juliano Sebastian.