As eleições para conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) serão realizadas na próxima terça-feira (8), das 9h às 17h, na Casa dos Conselhos (Travessa Ari Shuler Pimentel 25). São 15 vagas: dez para as candidatas do setor não governamental e da sociedade civil organizada, e cinco para a esfera governamental. Três suplentes serão eleitas para a área não governamental.
A presidente do Comdim e da Comissão Eleitoral, Zoraia Braz, lembrou da necessidade das votantes e das candidatas se apresentarem na terça-feira, às 9h, para conhecerem os projetos e as ações umas das outras.
Já a vice presidente do Comdim, Karoline Gregorio Bandeira, ressaltou que a maior importância das eleições é dar continuidade à eficácia do Conselho no município de Macaé.
O Comdim visa fiscalizar as políticas públicas para as mulheres. Quatorze candidatas já se inscreveram até agora. É necessário ter mais de 21 anos, estar em gozo dos direitos civis e políticos, residir no município e apresentar ofício com nome da entidade que representa e o trabalho realizado junto às mulheres.
O trabalho das conselheiras
Segundo as conselheiras Adriana Leclerc e Jane Roriz, apesar de não haver remuneração, ser conselheira oferece participação efetiva na luta pela valorização da mulher, garantindo a oportunidade de igualdade entre homens e mulheres, em prol da cidadania da população feminina.
A finalidade do Comdim é assegurar com absoluta prioridade ao público feminino a efetivação dos direitos à profissionalização, educação, livre acesso ao mercado de trabalho e às fontes de geração de renda, liberdade de expressão, saúde, segurança, proteção integral (física e emocional), boa convivência familiar e comunitária, além de cultura, dignidade e respeito nas delegacias e empregos junto aos órgãos públicos e entidades privadas.
- É nossa meta, como conselheiras, tomar todas as medidas judiciais e extrajudiciais para coibir todas as práticas de violência, maus tratos, crueldade, opressão e discriminação contra a mulher – afirma Jane Roriz. Já Adriana Leclerc conta que também é função do conselho monitorar e fiscalizar as políticas públicas municipais.
O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim) funciona na Casa dos Conselhos. Telefones para contatos: (22) 2796-1300 e (22) 2796-1546.