Conselho de Igualdade Racial inscreve candidatos até dia 26

17/03/2023 16:00:00 - Jornalista: Joice Trindade

Prosseguem até o dia 26 de março as inscrições dos candidatos ao Conselho Municipal de Promoção das Políticas de Igualdade Racial (COMPPIR). Os interessados podem se cadastrar neste link. É necessário levar a ficha de inscrição preenchida até a sede da Secretaria Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Avenida Presidente Sodré, 466, Centro – 1º andar do Centro Administrativo Luiz Osório). O cadastro visa abranger oito representantes de entidades da sociedade civil organizada.

O conselho tem como objetivo acompanhar, fiscalizar e avaliar políticas que promovam a igualdade racial referente às temáticas étnico-raciais. Já as eleições vão acontecer de forma presencial na segunda-feira (27), das 9h às 17h, na sede da Secretaria da Igualdade Racial. Os eleitos vão atuar no biênio 2023 a 2025. O mandato dos representantes da sociedade civil pertencerá às entidades a que esteja vinculado. A posse está prevista para o dia 1º de abril, data em que haverá a inauguração do monumento histórico Carukango, na praça do Museu do Legislativo de Macaé, no Centro.

De acordo com a Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Zoraia Braz Sobrinho Dias, a criação do conselho é muito significativa e a sua composição é de extrema importância. "Os conselhos paritários servem para que a sociedade seja representada na construção das políticas públicas de cada pauta", ressalta.

Vale lembrar, os recursos e impugnações aos pedidos de inscrição e aos atos eleitorais para escolha dos membros do COMPPIR deverão ser interpostos no dia 28 deste mês, na sede da Secretaria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e serão apreciados e respondidos pela Comissão Eleitoral na quarta-feira (29). A convocação para o Conselho está prevista no edital 01/2023.