Foto: Erica Ferreira
Acesso às trilhas e cachoeiras do Sana é regulamentado por resolução do COMMADS
Mais uma reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMMADS) será promovida na segunda-feira (7). Na pauta, entre outros assuntos, está a discussão sobre alteração nas regras para acesso às cachoeiras e trilhas do Sana. A reunião acontece no Paço Municipal, na Avenida Presidente Sodré, 534, a partir das 14h e é aberta a toda população.
Considerada Área de Proteção Ambiental (APA) desde 2001, o acesso às trilhas e cachoeiras do Sana é regulamentado pela resolução 04 do COMMADS, que foi elaborada de acordo com informações e dados obtidos a partir dos trabalhos já realizados na microbacia do Córrego do Peito do Pombo, já tratando as cachoeiras, como patrimônio público legal e legítimo.
A resolução regulamenta o acesso às trilhas já existentes na microbacia hidrográfica do córrego do Peito do Pombo desde sua nascente até sua foz, e que tem como atrativos turísticos as cachoeiras do Escorrega, Mãe, Filho, Pai e Sete Quedas, além do Pico do Peito do Pombo.
De acordo com membros do conselho, a resolução precisa ser atualizada para aprimorar sua função regulamentadora. “A proibição da prática de esportes não deva ser coibida, e sim controlada, bem como a necessidade de garantir o direito da disponibilização permanente de área de servidão para o uso público das trilhas existentes. Especificamente, na margem esquerda do córrego peito de pombo, possibilitando o acesso às cachoeiras”, informa documento da ONG Pequena Semente, instalada no Sana e com cadeira no COMMADS.
Na reunião também serão discutidas a composição da Câmara Técnica de Julgamento de Processos Administrativos da secretaria de Ambiente, e será apresentado o Plano de Trabalho da Guarda Municipal Ambiental.