O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) está convocando as entidades e instituições que realizem atividades de garantia e afirmação de gênero a participarem do processo eleitoral para escolha das novas conselheiras.
A eleição acontecerá em 11 de março. Para participarem, as instituições interessadas devem se manifestar através de ofício encaminhado à Comissão Eleitoral do COMDIM. No ato devem explicar a área de atuação da entidade e se desejam participar apenas como eleitoras ou também concorrer à uma das vagas no órgão, além de comprovar existência mínima de dois anos.
No ofício deve ser informado o nome da candidata e da representante votante, que precisa ter idade superior a 21 anos e estar em gozo dos seus direitos civis e políticos. É necessário que a candidata seja residente no município a mais de três anos e apresente documentos que comprovem estar prestando relevantes serviços aos direitos da mulher.
As inscrições estarão abertas até o dia 03 de fevereiro, e deverão ser realizadas nos dias úteis das 8 às 16h na Casa dos Conselhos localizada na Travessa Ary Schuler Pimental, 25, Centro.
O COMDIM
O COMDIM é um órgão de caráter permanente, com competência propositiva, consultiva, fiscalizadora, normativa e deliberativa, no que se refere às matérias pertinentes aos Direitos das Mulheres.
A criação do COMDIM foi uma medida voltada para garantir uma esfera pública com representantes da comunidade local e dos órgãos governamentais, para monitorar o impacto das políticas públicas na proteção e efetivação dos direitos das mulheres, e também, para investigar as violações de direitos no território municipal.