O Conselho Municipal de Alimentação Escolar realizou, na tarde desta quarta-feira (5), visitas nas escolas municipais Lions, Maria Letícia e Dolores Garcia Rodrigues. // A visita foi acompanhada pela equipe da secretaria de Educação e teve o objetivo de avaliar a qualidade da merenda escolar servida na rede municipal de ensino.
- Nós do Conselho Municipal de Alimentação realizamos visitas sistemáticas nas escolas da rede municipal, oferecendo o suporte necessário na qualidade da merenda e no acompanhando do controle social - disse a secretária do Conselho de Educação Maria Regina Silva que levará o resultado das visitas para a próxima reunião do conselho.
Com uma média mensal de quase 900 mil refeições, a merenda escolar de Macaé foi terceirizada há um ano. O cardápio é o mesmo para todas as 116 escolas da rede, preparado por 12 nutricionistas. Periodicamente, o cardápio de todas as refeições é mudado, levando em conta as preferências dos alunos. Por mês, são distribuídas em média 400 mil lanches e cafés da manhã, 435 mil almoços e jantares e 60 mil almoços em creches. Ao todo, a rede municipal de ensino tem cerca de 40 mil alunos.
Vencedora da licitação, a empresa Coam é responsável pela manutenção, compra de equipamentos e utensílios para a preparação da merenda, além de compra dos alimentos, controle de estoque em cada escola e distribuição das merendas. Toda a equipe de trabalho recebe treinamento, com aulas de higiene e preparo de alimentos. “A terceirização da merenda está dando certo. A secretaria de Educação só precisa supervisionar o serviço da empresa”, ressaltou a secretária da pasta, Milmar Pinheiro.