A secretaria municipal de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário (Sempros), a Fundação de Ação Social (FAS) e o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) realizaram, na tarde de segunda feira (28), na sede dos conselhos a eleição para escolher e empossar a nova diretoria para o biênio 2006/2007.
Como presidente foi eleita Vânia Tolipan, representante do grupo de dança Portadores da Alegria. Na vice-presidência ficou Amélia Dutra Maciel, representante da secretaria municipal de Saúde. Como primeira secretária ficou Araceli Gomes Maciel, representante da secretaria municipal de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário e como segunda secretária foi eleita Marlene Barcelos G. Corrêa, representante da Associação dos Moradores da Nova Holanda.
A nova presidente enalteceu o papel da Constituição de 1988, que tornou a Assistência Social parte integrante das ações que visam assegurar a cidadania, argumentando que a partir dela, ações assistenciais passaram a ser vistas como direitos do cidadão, um dever do estado. “As políticas públicas passaram a fazer parte da seguridade social”, acentuou Vânia, chamando atenção para os resultados que a sociedade espera do Comas. “Formular políticas públicas e realizar ações sociais são as verdadeiras finalidades para as quais foram criados os conselhos”, ressaltou.
Conselho Municipal de Assistência Social (Comas)
O Comas tem como função acompanhar a política de Assistência Social do município, com repasse dos recursos do Governo Federal, aprovação de prestação de contas e realização de pré-conferências com todos os bairros, realizando reuniões ordinárias e extraordinárias. Durante a realização das conferências municipais de Assistência Social do município, o Comas acompanhou de perto os repasses dos recursos e discutiu os principais temas abordados, tendo como foco a assistência social como um todo.