A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, realiza nesta terça-feira (15), a partir das 8h na Cidade Universitária, o II Encontro Intermunicipal de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. O evento funciona como um espaço democrático, onde são construídas, proposições para uma educação municipal de qualidade.
Além de Macaé, o Encontro contará com a participação dos municípios Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Quissamã, Rio das Ostras e Silva Jardim. O tema escolhido para este ano foi “Gestão coletiva, onde todos são corresponsáveis pela aprendizagem”, que será discutido com o objetivo de sensibilizar os participantes com relação à gestão democrática das escolas.
O II Encontro Intermunicipal de Fortalecimento dos Conselhos Escolares terá como referência os eixos temáticos “Gestão democrática e participativa”, “Família e escola: Uma parceria perfeita”, “Violência e paz nas escolas” e “Inclusão Social”. Neles serão realizados debates para análise das metas 2011 e 2012, além de novas proposições que darão origem a uma carta compromisso e ser encaminhada para o Fórum Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Esta carta servirá como base do trabalho dos conselhos escolares dentro da gestão de 2013 a 2016.
- Os conselhos são instrumentos fundamentais para a construção de uma educação participativa. Por meio dos conselhos, as ações realizadas na escola passam a estar respaldadas por um colegiado, formado por pais, alunos, professores, funcionários e a direção. Com isso, os processos ganham transparência e legitimidade – disse a secretária de Educação, Marilena Garcia.
A abertura do evento está marcada para às 9h, com apresentação Cultural do grupo Historiarte, com teatro de fantoches adaptação da cartilha “Como acompanhar a vida escolar dos seus filhos”, do Ministério da Educação (MEC), e a palestra do professor e coordenador estadual dos Conselhos Escolares, Davi Arcênio, com o tema “Conselho Escolar: Um colegiado presente e atuante”, às 9h30. O credenciamento para o encontro será feito no dia e local do evento, a partir das 8h. A coordenadora Interdisciplinar de Ações Comunitárias (Ciac), Sônia Terezinha Gonçalves, espera uma grande participação por parte do público:
- O objetivo é sensibilizá-los para que participem do encontro regional, que é de suma importância para o fortalecimento dos conselhos. E precisamos deste fortalecimento, já que o papel do conselho é trazer a comunidade para dentro da escola para ajudar a Secretaria de Educação a pensar em novas estratégias para o enfrentamento da violência, enfraquecimento da evasão, controle e direcionamento dos recursos destinados a escola, dentre outras atribuições - afirmou.
Além deste primeiro momento, o II Encontro Intermunicipal de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, ainda contará com uma Plenária dos eixos temáticos, que acontecerá a partir das 16h20, pouco antes do encerramento, que acontece às 17h.
- O segundo encontro é uma continuidade do que aconteceu no ano passado, durante o primeiro fórum. Agregamos a participação de outros municípios, pois assim eles podem conhecer como funcionam os Conselhos Escolares em Macaé e podem analisar o que é possível ser implantado por eles também. Acreditamos que é só através de registros que são, efetivamente, deliberados neste coletivo, que teremos uma mudança de atitude e comportamento sempre em busca de uma maior qualidade de ensino na rede municipal – finalizou a coordenadora dos conselhos escolares, Rogélia Rozendo.