logo

Conservatório de Música se apresenta no Teatro neste sábado

18/11/2005 13:48:43 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Teatro Municipal de Macaé será palco de inúmeras apresentações de alunos e professores do Conservatório Macaé de Música (CMM). O evento acontece neste sábado (19), às 19h, com entrada franca e para todas as idades. O objetivo é preparar os novatos para enfrentarem o público. “Todo artista tem de vencer o medo”, diz o coordenador do Conservatório, músico e professor de violão Lúcio Duval.

O professor Lúcio acrescenta que além disso os músicos terão a oportunidade de mostrar tudo que aprenderam em sala de aula em ensaios constantes. “Será grande a diversidade de sons, com repertório clássico e popular, instrumental e voz”. Ele explica que dentre os shows está a orquestra de flauta doce, que iniciará as apresentações. Em seguida subirá ao palco a camerata de violões, com oito violonistas.

Seguindo a ordem das apresentações, haverá exibição da orquestra de violinos, com dez violinistas; alunos de canto cantarão a música “Oceano” de Djavan. Os professores de violão, baixo, percussão e outros também se unirão para animar o público presente, quando tocarão a música “Palhaço”, de Egberto Gismonti.

Um grupo de alunos de guitarra, bateria e baixo também se apresentará, com a música “Noite de Prazer”, de Cláudio Zoli. Outros aprendizes de guitarra tocarão “Gavotte”, de Johann Christoph Grautner. Diversos instrumentos vão misturar seus sons na prática de conjunto, quando exibirão as músicas “Santo Antônio”, de Hermeto Pascoal e “Ai que saudade d’ocê”, de Vital Farias.

Professores, alunos e convidados harmonizarão cavaquinho, flauta transversa e percussão, nas canções “1 X 0”, de Pixinguinha e “Ovo” de Hermeto Pascoal. A penúltima apresentação será feita pelos alunos, na prática de conjunto, vão tocar e cantar as músicas “Certas Coisas”, de Lulu Santos; “Eu quero sempre mais”, do IRA; “Sempre será”, de Marjorie Estiano; “Mania de Você”, de Rita Lee e “Lágrimas de Chuva”, do Kid Abelha.

Para finalizar a noite, os amantes de boa música assistirão a orquestra de choro do conservatório, apresentando as músicas “Flor do abacate”, de Álvaro Sandim; “Naquele Tempo”, de Pixinguinha, que compôs junto com o macaense Benedito Lacerda e “Morcego”, de Irineu de Almeida.

O Conservatório Macaé de Música está vinculado à Escola Municipal de Artes Maria José Guedes da Fundação Macaé de Cultura. Estas atividades artísticas têm o apoio da prefeitura de Macaé. São mais de 200 alunos no CMM, que estudam gratuitamente.