Foto: Guga Malheiros
As construções foram classificadas como de alto risco de moradia, as demolições buscam evitar que sejam reocupadas
Prossegue nesta sexta-feira (24) a ação de demolição de casas e estruturas com alto risco de moradia na Ladeira de Sant´Anna. O trabalho conta com a coordenação da Defesa Civil em parcerias com outros órgãos da prefeitura. Ação, que vem sendo realizada desde março, busca evitar a reocupação, além de garantir a segurança da população que vive nessa área. O local foi interditado pela Defesa Civil após fortes chuvas em dezembro de 2013.
De acordo a Defesa Civil, sete contruções irregulares já foram demolidas na comunidade da Beira Linha. Já na Ladeira do Morro de Sant’Anna, na última quarta–feira (22), duas casas começaram a ser demolidas, e nesta sexta (26), a equipe dá prosseguimento à operação, com expectativa de demolir mais uma casa até o fim do dia, totalizando três casas nesta semana.
Programas Habitacionais
Todos os proprietários das unidades que estão sendo demolidas já foram beneficiados por programas habitacionais como, por exemplo, a Compra Assistida (Lei 4.034/2004).
Os moradores também têm a opção de escolher uma casa no Condomínio Bosque Azul onde estão sendo construídas 2.208 unidades habitacionais, como resultado do convênio entre a prefeitura (Programa Habitar Legal) e o Governo Federal (Programa Minha Casa Minha Vida II).
A prefeitura também oferece o Aluguel Emergência para as famílias que perderam suas casas. Para conseguir o benefício é preciso obedecer alguns critérios, como ter renda menor que cinco salários mínimos. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Habitação, através do telefone (22) 2796-1782.