A partir da primeira quinzena deste mês, a equipe de contadores de histórias que atua na Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, vai começar a percorrer as unidades municipais de ensino da Educação Infantil e do Ensino Fundamental situadas na Serra. Entre as escolas municipais que devem receber o programa estão Córrego do Ouro, Pedro Adami, Raul Veiga e Sana. As visitas fazem parte do Programa de Leitura, que no ano de 2011 foi realizado nas escolas da área central de Macaé.
Durante as atividades do projeto o grupo de contadores de histórias envolve não apenas os alunos, mas os educadores que recebem orientações quanto à importância da arte de contar histórias e as estratégias que visam reforçar o interesse dos alunos para a literatura.
Segundo a coordenadora do Programa de Leitura, Maria Georgina de Souza, a coordenação da secretaria já está organizando o cronograma de cursos de Formação Continuada dos professores que atuam nas salas de leitura e bibliotecas. A programação, que vai abranger um encontro por mês na sede da secretaria, está prevista para começar no mês de março e se estender até dezembro. A Secretaria de Educação também está definindo o calendário para o curso de contadores de histórias.
- A leitura é importante, pois é através dela que o aluno entra no mundo imaginário. A leitura possibilita a interpretação da realidade, melhorando a capacidade de compreensão e redação. Daí, os alunos ficam preparados para a vida toda, diz o secretário de Educação, Guto Garcia.