logo

Contadores de histórias realizam o IV Encontro Municipal

26/10/2010 17:14:20 - Jornalista: Cliton Davisson

Foto: Divulgação

O evento vai reunir contadores de histórias do município e região

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, realiza nesta quarta-feira (27) o IV Encontro de Contadores de Histórias de Macaé. O evento acontece às 18h, no Solar dos Melos, no Centro de Macaé e vai reunir contadores de histórias do município e região. O encontro vai contar com palestras de Tânia Pacheco e Adilson Ribeiro, além da apresentação do grupo Historiarte e um show musical com Carlos Gilbert.

- É importante a realização deste encontro onde os contadores de história podem trocar experiências e reciclar a sua arte, explica a coordenadora do Programa de Leitura, Maria Georgina de Souza.

Durante o encontro, haverá uma apresentação do projeto “Pensando o futuro de Macaé” que está fazendo sucesso em todas as escolas municipais de Macaé através do livro “Hegemonia – O Herdeiro de Basten” que vem despertando o interesse dos alunos do nono ano, Ensino Médio e EJA pela leitura, através da ficção científica.

- Usando a linguagem dos jovens, o livro está ‘bombando’ porque todos os alunos estão lendo. Como se trata de um livro de ficção científica, os professores de literatura e ciência estão trabalhando de forma integrada mobilizando toda a escola em torno de um projeto literário”, ressalta a coordenadora.

O encontro tem como principal objetivo promover a integração dos contadores de histórias da região, fazendo um intercâmbio cultural. No evento, serão discutidos temas como a importância da tradição oral através da arte de contar histórias, o fortalecimento da identidade cultural através de contos, histórias, causos, entre outros, o incentivo à leitura e o resgate de valores que expressem a diversidade cultural.

As ações do projeto começaram em 1995, através da parceria firmada entre a prefeitura e o programa Leia Brasil, promovido pela Petrobras, onde foi promovido um curso de contador de histórias para os professores da rede municipal. Do curso, nasceu o grupo de contadores de histórias Historiarte, liderado pelo professor Celso Sisto, contador de histórias do Grupo Morandubetá e escritor. Nestes 12 anos de trabalho efetivo, envolvendo também a comunidade, o grupo Historiarte ganhou de presente muito carinho do público.