logo

Contagem regressiva para o Campeonato Brasileiro de Bandas

20/09/2006 10:17:54 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Macaé está em clima de contagem regressiva para o Campeonato Brasileiro de Bandas de Show, que começa na próxima sexta-feira (22) no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). O campeonato vai reunir 35 bandas de sete estados, incluindo a Fanfarra Municipal de Atibaia, interior de São Paulo, atual campeã mundial, com 125 músicos.

O evento está sendo organizado pela prefeitura, através das secretarias de Educação, Governo e MacaéTur, e pelo Instituto World Association of Merching Show Bands (WAMSB) do Brasil. Com entrada franca, o Campeonato terá uma arquibancada com capacidade para cinco mil pessoas. O evento tem início às 18h de sexta-feira, com a abertura. No sábado (23), as competições vão das 15h às 20h e no domingo, iniciam-se a partir das 14h até o encerramento, às 19h.

As bandas também farão apresentações na cidade. Na manhã de sábado, bandas se apresentarão na Liga Beneficente São João Batista (Imbetiba), na Terapêutica Shalom (Cancela Preta) e no Calçadão da Avenida Rui Barbosa. A partir das 9h de domingo, cinco bandas se apresentam no calçadão da orla da Praia dos Cavaleiros.

Durante o campeonato, as bandas serão avaliadas por doze jurados. O caráter internacional é garantido pela presença de Mike Towsed (canadense da WAMSB). Também haverá participação dos jurados colombiano, Christian Castillo, presidente da WAMSB da Colômbia e do diretor técnico da Associação Nacional Inglesa de Bandas, Paul Roberts.

As bandas serão divididas nas categorias idade, instrumentos, formação (escola ou comunidade), divisão (primeira, segunda e terceira) e geral (independente de cada categoria). O regulamento segue as normas internacionais, cabendo a cada banda 16 minutos para se apresentar.

Dentre os estados da federação que terão cidades representadas em Macaé estão Acre, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Da cidade de Macaé, participarão da competição a Corporação Musical Ancyra Gonçalves Pimentel (120 músicos) e a Corporação Musical Oscar Cordeiro, com 150 pessoas.

No campeonato em Macaé, será montada uma arena de 30X40, onde as bandas, algumas com atuação de atores, outras de dançarinos, irão se apresentar utilizando os mais diversos instrumentos e ministrando as mais diferentes músicas.