Continuam as obras de instalação da nova rede de abastecimento de água no bairro Nova Holanda. As obras são resultado de parceria entre a prefeitura e o governo, através da Nova Cedae. A ampliação da rede de água da Nova Holanda atende a uma solicitação dos moradores ao prefeito Riverton Mussi.
Estão sendo colocadas tubulações maiores na rede a partir do ramal existente na Rua Luiz Lírio, na Barra. As novas tubulações têm 200 milímetros e vão duplicar a capacidade de abastecimento da Nova Holanda.
De acordo com o secretário executivo de Obras, Tadeu Campos, nesta obra em parceria, a Nova Cedae entra com parte da tubulação, logística e tecnologia e a prefeitura, com equipamentos, maquinários, parte da mão-de-obra e todo suporte necessário para a realização da obra.
O bairro contava até hoje apenas com uma tubulação central de 150 milímetros, o que não atende à demanda de água do bairro. Para não ficar sem água, a população instalou mangueiras na rede existente. Com a colocação da nova rede, com tubulações de 200 milímetros, o abastecimento no bairro será duplicado. A nova rede vai chegar a todas as transversais.
Segundo o secretário de Obras, Tadeu Campos, a nova rede, a partir do tronco da Luiz Lírio, entra pela Rua Aurélio da Silva, na entrada do bairro, e vai até a ponte da Nova Holanda. “Seguindo daí, a nova tubulação seguirá à direita para a Rua Medeiros, indo até o final desta rua, fazendo também a instalação das tubulações nas ruas transversais. Da Rua Medeiros, seguindo pelo Ciep da Nova Holanda, a nova rede volta para o tronco principal pela Aurélio da Silva. Assim, todo bairro estará abastecido com água”, explicou o secretário Tadeu Campos, informando que, logo após a instalação da nova rede, a prefeitura vai recuperar o calçamento e, conforme disse o prefeito Riverton Mussi em reunião na comunidade, iniciará o asfaltamento no bairro.
Sergio Cabral e Riverton Mussi vão firmar nesta terça-feira convênio da água
Para formalizar a parceria entre o município e o estado, que já está beneficiando a comunidade de Nova Holanda e vai ampliar todo o abastecimento de água em Macaé, com a duplicação da adutora de água da Severina, o governador do Estado, Sérgio Cabral, estará em Macaé nesta terça-feira, 19, para firmar convênio da água com o prefeito Riverton Mussi.
A Nova Cedae já iniciou a duplicação da adutora. A obra representa um investimento de R$ 15 milhões, que vai aumentar em 33% o abastecimento de água na cidade.
Segundo a Cedae, a duplicação da adutora deverá estar concluída em quatro meses, beneficiando toda a cidade e principalmente os bairros que ainda não contam com abastecimento de água, como Lagomar, Engenho da Praia, Nova Holanda, entre outros. A ampliação do fornecimento inclui a instalação de 7,5 mil metros de tubulação, com canos de ferro fundido com diâmetro de 600 milímetros, na Estação de Captação de Severina ligada à Estação de Tratamento e ao reservatório no Morro de Sant´Anna.
Com a duplicação da adutora, uma obra aguardada por todos macaenses, a vazão de água vai passar de 8,6 milhões de litros para 13 milhões de litros por dia – o que significa o tratamento de 650 litros por segundo.