logo

Continua expansão da rede de água na Nova Holanda

23/07/2008 18:22:51 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A parceria entre a prefeitura de Macaé e a Nova Cedae continua no município, com ampliação da rede de abastecimento de água. Após a instalação dos 7.500 metros de tubulações para duplicação da adutora da Severina, aumentando a oferta de água no município em 33%, as obras agora chegam às comunidades mais distantes do centro, como no bairro Nova Holanda, com a continuação da instalação da nova rede de água do bairro.

A ampliação da rede de água da localidade já foi feita na rua de entrada do bairro, até a ponte da Nova Holanda e as obras prosseguem agora, com instalação da nova rede na mesma rua, após a ponte. As obras de expansão da rede de água da Nova Holanda, sob a responsabilidade das secretarias de Infra-estrutura Urbana e de Obras e da Nova Cedae, depois de passarem pela rua principal, vão se estender pelas ruas transversais.

A rede, onde estão sendo usados tubos de PVC de 200 milímetros, vai duplicar a capacidade de água da Cedae que chega ao bairro. A ampliação da rede de água no bairro atende a uma antiga solicitação dos moradores, já que a Nova Holanda, como em muitos locais em Macaé, vivencia falta de água, contando, até hoje, apenas com uma tubulação central de 150 milímetros, o que não atende à demanda de água do bairro. Para suprir a falta de água, a população instalou mangueiras na rede existente, o que vinha trazendo transtornos aos moradores, além de causar problemas no leito das ruas.

A nova rede, a partir do tronco da Luiz Lírio, na Barra de Macaé, entrou pela Rua Aurélio da Silva, na entrada do bairro, indo até a ponte da Nova Holanda e agora segue em direção ao Ciep da Nova Holanda e vai chegar à todas as ruas da localidade. Além da expansão da rede de água, o bairro da Nova Holanda receberá a recuperação do calçamento das ruas.

De acordo com o secretário de Infra-estrutura, Adrian Mussi, a nova tubulação passa pela Rua Medeiros, indo até o final desta rua, fazendo também a instalação das tubulações nas ruas transversais. “Da Medeiros, seguindo pelo Ciep da Nova Holanda, a nova rede volta para o tronco principal pela Aurélio da Silva, garantindo o abastecimento a todo o bairro”, disse Adrian.

Na parceria com a Nova Cedae, o órgão estadual entra com parte da tubulação, logística e tecnologia e a prefeitura, com equipamentos, maquinários, parte da mão-de-obra e todo suporte necessário para a realização da obra.