logo

Continuam abertas as inscrições para o curso "Xadrez na Escola"

31/08/2012 14:36:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Com nova data a ser definida para a realização, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, continua com as inscrições abertas para o curso de “Xadrez na Escola”. Podem participar professores, alunos, monitores ou qualquer outro profissional da Educação. Para se candidatar a uma das 30 vagas oferecidas, basta que os interessados enviem as fichas de inscrição para o endereço eletrônico cursodexadrez@gmail.com até a próxima sexta-feira (7). A formação será realizada no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão.



O curso é baseado no que está descrito na lei estadual 5264/2008, que instituiu nas escolas públicas estaduais o programa do jogo de xadrez. O objetivo é despertar o interesse e formar multiplicadores da prática do xadrez também na rede municipal de ensino. Para a secretária de Educação, Marilena Garcia, o projeto “Xadrez na Escola” permite que a atividade complementar seja aproveitada em vários aspectos pedagógicos e no desenvolvimento de habilidades cognitivas:

- O xadrez serve como uma ferramenta pedagógica, que desenvolve habilidades como atenção, concentração, julgamento, planejamento, imaginação, antecipação, memória e autoestima. Estas serão habilidades muito importantes para toda a vida. Por isso, a intenção é ampliar a prática para todas as unidades de ensino e, posteriormente, promover a participação em torneios intercolegiais, regionais e estaduais - disse.

Durante o período do curso, os educadores e estudantes aprenderão regras básicas do jogo, que vão desde os movimentos das peças, estratégias, anotação algébrica (forma de descrever uma partida de xadrez utilizando símbolos, números e letras), a geometria do tabuleiro, dentre outros. O curso será ministrado pelo professor Cleiton Franco.

- A prática do xadrez mexe com a mente, com a rapidez do raciocínio. E tudo isso ajuda no desenvolvimento de habilidades em áreas como a matemática, por exemplo. Não temos o xadrez como esporte de competição e sim como uma ferramenta educativa para o desenvolvimento das matérias de base – afirmou a subsecretária de Cultura, Esporte, Saúde e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves.

O coordenador de Esportes da Secretaria de Educação, Ricardo Cortez, concorda: “A finalidade do curso é ampliar a prática em toda rede municipal de ensino, pois é um jogo que trabalha a construção e a consolidação dos valores éticos, intelectuais, a memória, a atenção e a concentração”, pontuou.

Ao final da formação, haverá entrega de certificados, declarando as horas de curso, além de material que inclui apostilas com o conteúdo ministrado nas aulas para utilização nas escolas. Além disso, já está sendo preparado um torneio de xadrez, que acontecerá ao final do ano.