Continuam ações para apreensão de veículos em situação de abandono

29/10/2013 16:40:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

A Prefeitura de Macaé continua com a operação para retirada de veículos abandonados das vias públicas do município. Durante o mês de outubro, devido à grande demanda da população, foram atendidas quatro localidades específicas: Cajueiros, Aroeira, Lagomar e Jardim Guanabara. Ao final das ações nestes bairros, foram notificados 34 veículos, dos quais sete acabaram sendo apreendidos e levados ao pátio.

Antes das apreensões, a equipe esteve nestas localidades para notificar os proprietários, solicitando-lhes a remoção em até 72h. Os que não cumpriram a determinação, tiveram os veículos recolhidos durante ações realizadas pela Mobilidade Urbana, em parceria com a Coordenadoria de Posturas.

No total, somente no mês de outubro, foram recolhidos, com auxílio de um caminhão reboque e também um caminhão munk, três veículos em estado de abandono apreendidos no bairro Cajueiros, um no Lagomar, um no Jardim Guanabara e mais dois carros na Aroeira. E donos destes veículos também colaboraram bastante com as operações, já que 27 carros foram retirados de forma voluntária, sem necessidade de recolhimento por parte da operação.

- Desde o início da operação, com a colaboração dos munícipes, retiramos vários veículos abandonados das vias públicas de Macaé, cumprindo o que determina o Código de Posturas Municipal. E a equipe continua empenhada, notificando os proprietários e recolhendo os veículos, se necessário - disse o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Figueiredo.

Caso o proprietário tenha interesse em recuperar o veículo recolhido, deve primeiro dirigir-se à Coordenadoria de Posturas e solicitar autorização de liberação, que só será expedida após o pagamento da multa administrativa prevista no Código de Posturas do Município, além de outras exigências legais. Depois é preciso solicitar ao Detran, onde está registrado o veículo, o ofício para liberação e, por fim, encaminhar-se ao pátio para o pagamento das taxas de remoção e diárias devidas.

As operações continuarão regularmente e acontecerão bairro a bairro. Esta semana será a vez do bairro Parque Aeroporto receber as ações e, logo em seguida, o Lagomar. Além dos carros estacionados em via pública, sem condições de circulação e em situação de abandono, os veículos que também estiverem em situação de infração de trânsito que tenha como medida administrativa remoção do veículo também poderão ser removidos.

- Os proprietários serão convocados a retirá-los da via, mas, em caso de não cumprimento, esses veículos poderão ser removidos se estiverem em desacordo com a regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - explica o subsecretário de Trânsito, Júlio Mangueira.

A equipe que realiza as operações para retirada de veículos abandonados das vias públicas do município já passou também por outros bairros, como Miramar, Jardim Maringá, Visconde de Araújo, Praia Campista, Sol y Mar, Granja dos Cavaleiros, Imboassica e Valentina Miranda, entre outros.

Essa ação é executada de acordo com levantamento realizado pela equipes da Mobilidade e a Coordenadoria de Posturas, além das solicitações da população, feitas por meio do telefone 2765-2963.