Foto: Ana Chaffin
As inscrições estão abertas desde o dia 23 de novembro
Novos e antigos alunos que não efetuaram a pré-matrícula 2010 na rede municipal de ensino ainda podem fazer seus cadastros. A Secretaria de Educação continua atendendo em sua sede quem por algum motivo não conseguiu realizá-la no prazo definido pelo calendário de matrícula. O horário de atendimento é de 9h às 17h e prossegue até o dia 15 de janeiro também no site da prefeitura, no endereço www.macae.rj.gov.br. Na próxima segunda feira (11) será a vez dos alunos do Maternal I, II e Pré I, II.
As inscrições estão abertas desde o dia 23 de novembro, a fim de evitar transtornos para pais e alunos no processo de matrícula. São disponibilizadas vagas para o 6º ao 9º ano de escolaridade (antigo 5ª a 8ª série), 1º ao 5º ano de escolaridade (antigo 1ª a 4ª série), Educação Infantil (Pré I e Pré II, Maternal II). Os interessados deverão levar cópia da certidão de nascimento do candidato; comprovante de residência e também o comprovante que indique a série a ser cursada em 2010, que será anexado ao cadastro da pré-matrícula.
Segundo a coordenadora responsável pela pré-matrícula, Eliza Branco, as inscrições pela internet também ajudaram a evitar filas no cadastro deste ano. Para ela, a comodidade oferecida por meio do computador evita que os pais percam seus afazeres com o deslocamento até a secretaria. “Sem dúvida a pré-matrícula on line nos ajudou e muito. Agora, os pais podem inscrever seus filhos de onde estiverem, seja no trabalho ou em casa. Esperamos que o mesmo se repita na próxima semana quando será a vez do Maternal e Pré”, explicou.
A equipe de Desenvolvimento de Sistemas da Secretaria de Ciência e Tecnologia desenvolveu todo o processo de pré-matrícula on line. A Secretária de Educação e vice-prefeita Marilena acrescentou que órgão tem contribuído para que essa etapa do ano seja a mais tranquila para a comunidade escolar.
- Uma das metas concluídas no ano passado, foi a informatização de algumas áreas e de nosso setor e a parceria com a Ciência e Tecnologia foi fundamental para atingirmos esse ideal, declarou, lembrando que o secretário Guto Garcia assistiu a rede com toda a tecnológica necessária, seja nos laboratórios de informática, no cadastro do novo passe escolar e agora no processo de pré-matrícula.
A Secretaria de Educação fica na Rua Antero Perlingeiro 402, Centro, e pela internet, no site da prefeitura (www.macae.rj.gov.br). É a primeira vez que a rede de ensino disponibiliza a pré-matrícula on line.
Maternal e Pré: Idade do aluno definirá série a ser matriculado
A partir deste ano o processo de inserção dos novos alunos na rede municipal de ensino será feita por meio da Resolução Federal Nº 5 de 17 de dezembro de 2009, que define o grau de ensino do aluno de acordo com a sua idade. Sendo assim, os alunos interessados em uma das vagas da rede deverão possuir a idade correspondente ao grau determinado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) até a data de 31 de março. A portaria será publicada esta semana no jornal local.
As vagas para os alunos do Maternal I serão destinadas a idade de 2 anos. Para o Maternal II, aos de 3 anos. Já o Pré I e II para crianças com 4 e 5 anos respectivamente. O Primeiro ano do Ensino fundamental será destinado aos alunos com idade de 6 anos.
Por exemplo: Para o preenchimento de vagas para o Maternal II, o aluno deverá possuir a idade de 3 anos até a data de 31 de março de 2010. Se o mesmo possuir a idade de 3 anos no dia 1 de abril, ele será direcionado para o Mat I. Outro exemplo: O aluno que possui idade de 5 anos no último dia de março e estiver se inscrevendo para o 1º ano escolar, será encaminhado para a série correspondente a sua idade (Pré II). Essa determinação atende somente aos alunos de idade entre 2 a 5 anos (Educação Infantil) e tem como objetivo organizar a entrada do aluno na educação pública.
- Não é uma determinação da Prefeitura de Macaé e sim do Ministério da Educação. O objetivo é organizar o sistema, preservando o direito da criança. Há diferença de maturidade entre os 5 e 6 anos. A proposta é universalizar a entrada do aluno na escola, disse Marilena.
O Plano Nacional Educação estabeleceu a seguinte meta para a educação infantil: ampliar a oferta de educação infantil de forma a atender, em cinco anos, a 30% da população de até 3 anos de idade e 60% da população de 4 e 6 anos (ou 4 e 5 anos) e, até o final da década, alcançar a meta de 50% das crianças de 0 a 3 anos e 80% das de 4 e 5 anos.
Transferência de e aluno será feita mediante a vagas informada por cada escola
O aluno que deseja a transferência para uma escola próxima ao seu bairro ou localidade deverá consultar a unidade de seu interesse e confirmar a existência vagas a serem preenchidas. Mas a coordenação da pré-matrícula informou que esse processo só será realizado após a conclusão da pré-matrícula. Caso não exista a vaga, ele será alocado na unidade mais próxima à opção feita. A transferência será divulgada na escola onde foi feita a inscrição.
As vagas para o ano letivo de 2010 serão distribuídas de acordo com a Unidade Escolar mais próxima da casa do aluno e com a disponibilidade dos cursos em cada escola, para facilitar o acesso dos estudantes nas escolas.
As matrículas referentes a Educação Especial, garantida aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, será feita nas instituições educacionais que oferecem o Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) em articulação com os Centros Municipais de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes).
A educação em Macaé passa por algumas mudanças que beneficiarão a comunidade escolar e a qualidade de ensino do aluno. Entre elas, a capacidade máxima de 35 alunos por sala de aula (do 6º ao 9º ano do ensino fundamental), 25 alunos no 1º e 2º ano, e 30 alunos para o 3º e 4º ano.
A rede municipal de ensino de Macaé tem atualmente alunos, em 109 unidades escolares e cerca de 37 mil alunos.