logo

Continuam as obras do Projeto Lagomar

12/05/2006 15:47:26 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Obras (Semob), continua a construção da rede de água pluvial no Lagomar, localidade situada no Setor Administrativo 06 e que foi beneficiada com o Projeto Lagomar, que vai melhorar a vida dos cerca de 30 mil moradores do bairro. As obras, orçadas em mais de 29 milhões de reais, com recursos já previstos no orçamento da prefeitura, continuam a todo vapor. Está sendo construída a rede de água pluvial do bairro.

O Projeto Lagomar tem como ponto de partida a construção das redes de escoamento pluvial e de esgoto. O bairro ganhará também, da prefeitura de Macaé, pavimentação das ruas, iluminação e diversas outras melhorias, como praças e áreas de lazer.

Segundo informou o secretário de Obras, Tadeu Campos, para a instalação das redes de água e de gás, a Semob já contatou a Cedae e a CEG, para que as obras sejam iniciadas quando as redes de saneamento estão sendo construídas antes das ruas serem pavimentadas, para evitar novos transtornos para os moradores.

Tadeu Campos disse que o saneamento é a primeira etapa da obra e que as obras no Lagomar estão previstas para serem concluídas em cerca de um ano e meio. Informou que, na segunda etapa, o Lagomar ganhará urbanização, iluminação, sinalização horizontal e vertical nas ruas. Sobre a pavimentação, o secretário informou que algumas ruas serão asfaltadas e outras receberão paralelepípedos.

- O início das obras de rede de drenagem começou margeando a Rodovia Amaral Peixoto. Já construímos a rede na W3 e agora estamos na W1 e na transversal W12, que se estende até a divisa com Jurubatiba e tem ligação com o canal extravasor para drenar a água para o Canal Macaé/Campos. A rede de drenagem é a espinha dorsal das obras e o manilhamento será feito em série para distribuir a drenagem para o canal , com mais de uma saída para não saturar o Macaé/Campos – disse o secretário.

Além de contar com muitos moradores, o Lagomar é um bairro com grande extensão de terra e os números do projeto mostram isso. A rede de esgoto do bairro terá 55 mil metros e a de drenagem, 38 mil metros. Todo o material para a instalação da rede de esgoto já está no barracão do canteiro de obras. São tubos e tubos de PVC que serão empregados na construção da rede de esgotamento sanitário.

Obras agradam a moradores do Lagomar

As obras apenas começaram, mas os moradores do Lagomar já mostram satisfação com o andamento das ações no bairro. Álvaro José Pinto, morador há 27 anos no Lagomar, diz que as obras vão garantir uma vida melhor para os moradores.

- Já esperávamos essas obras, porque foi uma promessa do prefeito Riverton Mussi. Antes, eu vi a maquete e achei tudo ótimo. Agora, vendo a realidade das obras, só posso dizer que vamos viver uma vida melhor – disse Álvaro, que colocou, ainda, que para o bairro ficar completo só falta uma boa escola para atender a crianças e jovens. – Tenho dois filhos, na 8º e 6º série, e eles estão estudando no Visconde, porque aqui não há escolas para essas turmas – disse.

O comerciante Amaro Alves Martins, proprietário de um comércio no Lagomar disse que está adorando as obras e que todos os moradores estão apoiando.

- O bairro estava precisando. Era uma localidade muito esquecida. O Lagomar hoje é o maior bairro de Macaé, tem uma praia linda, muito freqüentada. Todos os moradores estão satisfeitos – colocou Álvaro.