Continuam obras na nova Unidade de Saúde de Glicério

01/08/2005 14:42:34 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Continuam as obras da prefeitura de Macaé, na antiga Danceteria Luiz Dance em Glicério, onde funcionará a nova Unidade de Saúde do distrito. As obras estão adiantadas e, segundo informações do responsável pelas obras, devem estar concluídas dentro de sessenta dias.

A nova Unidade de Saúde de Glicério, onde funcionará também o PSF – Programa Saúde da Família – vai melhorar o atendimento na área de saúde no quarto distrito, já que a Unidade está sendo construída com toda infra-estrutura necessária para melhor atender aos moradores e visitantes.

A mão-de-obra empregada é da região serrana. Atualmente estão trabalhando cerca de 20 pessoas. A parte de alvenaria já está concluída, assim como a rede de esgoto. Em andamento, as instalações elétricas e hidráulicas. Quando as obras estiverem concluídas, a Secretaria Municipal de Saúde vai iniciar a instalação dos equipamentos necessários para que a Unidade possa funcionar.

Segundo o subsecretário de Saúde, Luiz da Penha, o local será transformado em Unidade Mista de Saúde, funcionando com Unidade Básica e PSF. O objetivo da administração municipal é que esta Unidade, além continuar o bom atendimento de saúde nos distritos serranos, dê suporte ao Hospital da região serrana, cujas obras estão sendo concluídas.

A Unidade atenderá às urgências e emergências de toda região e realizará atendimento ambulatorial. Contará com três consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, consultório de serviço social e de ortopedia. A Unidade terá plantão médico e odontológico 24h, para atender os moradores da região e aos turistas que visitam a serra durante todo o ano. Contará com Farmácia Popular para distribuição de remédios.

A Unidade contará com salas de atendimento individualizado, educação em saúde, fisioterapia, imunização, armazenamento e distribuição de alimentos de programas especiais desenvolvidos pela SEMUSA, de preparo de pacientes (com consulta de enfermagem, triagem, biometria) de politrauma, de curativos, suturas e coleta de material, reidratação (oral e intravenosa), inalação, aplicação de medicamentos.

Contará com posto de enfermagem e serviços, área de prescrição médica, quarto individual e quarto coletivo de curta duração e ainda sala de espera para pacientes e acompanhantes, área para marcação de consulta, depósitos, sanitários, sala administrativa e copa.