Foto: Moisés Bruno
A equipe esteve nesta terça (8) na Praça Veríssimo de Mello fornecendo orientações e tirando dúvidas
Ações educativas como jogos e oficinas, foram os meios utilizados pela equipe de Educação em Saúde da Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ), na participação do evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, realizado em 8 de março, na Praça Veríssimo de Mello. Com uma tenda instalada no local, e recorrendo ao lúdico, a equipe esteve a postos fornecendo orientações e tirando dúvidas, visando reforçar os cuidados fundamentais na luta contra a Dengue, Zika e Chikungunya, dedicando ao público feminino a ação de prevenção a doenças arboviroses, principalmente durante a gravidez.
Desde segunda-feira (7), os agentes da CEPSACZ cumprem sua rotina de visitas domiciliares setorizadas, orientando os moradores sobre controle do vetor, efetuando aplicação de larvicida e controle mecânico. Nos bairros Sol e Mar, Imboassica, Nossa Senhora da Glória e Virgem Santa, o foco é o combate à dengue, onde estão são feitas inspeções, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual em depósitos com o uso de bombas aspersoras. Até o dia 11, a equipe seguirá atendendo a reclamações em diversos bairros do município para o controle de roedores.
Os canais Macaé Campos e Ajuda de Baixo estão inseridos no cronograma de controle e manejo integrado do Culex. O método utilizado pelos operadores de bloqueio é a técnica de conchadas, para levantamento do índice de infestação e aplicação de larvicida mais bomba costal. A rotina do CEPSACZ inclui ainda atendimento clínico veterinário, cadastro diário para castração de cães e gatos e vacinação antirrábica. Os serviços do setor contemplam todos os bairros e localidades da região serrana.