Foto: Maurício Porão
Ação aconteceu nesta sexta-feira no Centro e outras localidades
Agentes da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Saúde de Macaé, reservou, na agenda desta sexta-feira (13), o dia inteiro para fazer mutirões em áreas no Centro, Aroeira, Malvinas, Miramar, Riviera Fluminense, Granja dos Cavaleiros, Parque Aeroporto, Barra de Macaé e Ajuda de Baixo. A ação, em conjunto dos agentes de combate aos vetores, abrange ainda pontos estratégicos mapeados pelo setor.
O trabalho de controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya está sendo feito por meio de visitas domiciliares, com orientações aos moradores, eliminação e tratamento químico e mecânico de criadouros, bloqueio de casos positivos e ações de educação em saúde.
Os mutirões acontecem periodicamente em todo o município, tendo como base o levantamento de índices rápido (LIRAa) e os casos notificados de dengue. Conforme as informações geradas por esses índices, é que as ações mitigadoras são planejadas e executadas. São 120 agentes de combate às endemias trabalhando nos mutirões.