Foto: Erica Ferreira
Atendimento bancário é uma das ações de destaque do programa
Os moradores da região serrana de Macaé que deveriam pagar suas contas de água, luz ou telefone, nesta sexta-feira (8), não precisaram se deslocar dos distritos até a região central do município. Isso porque já passou a vigorar o convênio entre a prefeitura e uma rede bancária para atendimento aos não correntistas. A iniciativa, além de beneficiar a população em geral, dando mais praticidade ao dia a dia, atende aos comerciantes dos distritos.
Os moradores da região serrana, quando se deslocavam, acabavam consumindo fora do local onde residem. Sem a necessidade de saírem para pagar as contas das concessionárias de água, luz e serviços de telefonia, os não correntistas acabam por colaborar com o fomento da economia de sua localidade. Além disso, muitas pessoas perdiam horas ou dia de trabalho para pagarem suas contas na sede do município.
A agência que está prestando este serviço é a de Córrego do Ouro, localizada em prédio municipal. A doméstica Marinete Correa, moradora do distrito, conta que chegou a perder dias de trabalho para pagar suas contas. “Essa possibilidade de fazer o pagamento aqui vai melhorar muito nossa vida”, fala.
O operador de máquinas, morador do Trapiche, Gladston Correa, reclamou dos gastos com o deslocamento a Macaé para pagar as contas e do tempo que perdia. “Agora está ótimo”, elogia. Também a diarista, residente em Córrego do Ouro, Ana Ferreira, ficou satisfeita. Para pagar as contas, tinha que sair mais cedo do trabalho e enfrentava uma fila muito maior na cidade. “Agora não perdemos tempo, está tudo tranquilo”, elogia.
Já o comerciante Carlos Mário Lucas destaca a iniciativa da nova gestão em firmar parceria com a rede bancária. “Isso valoriza o comércio local”, afirma.
No prédio municipal onde a agência está instalada, ainda funciona a Agência Comunitária dos Correios. O espaço conta também com um auditório. Em breve será instalado no local um Centro de Inclusão Educacional e Tecnológica, uma parceria entre Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social de Macaé (Fumdec) e a Secretaria de Educação. O objetivo é a orientação para elaboração de currículos, para pesquisas escolares ou de interesse profissional ou comercial.
Em Córrego do Ouro e no Sana, o Fumdec presta ainda o serviço de contabilidade aos microempreendedores individuais (MEIs). Em Córrego do Ouro, semanalmente às quartas-feiras. No Sana, quinzenalmente às quintas-feiras. O auxílio contábil, para que os MEIs fiquem em dia com suas obrigações perante a Receita Federal também acontece diariamente na sede do Fumdec, no Centro. A consultoria é gratuita.
Em apenas um mês, o número de atendimentos pelo Fumdec para as Declarações de Imposto de Renda aumentou 52,67%. Enquanto os de solicitação de alvarás teve um aumento de 39,13%. Após o período das declarações de IR, começam as consultas para finalizar empresas e para auxílio aos procedimentos de baixa e alteração de endereço ou atividade.