Foto: Ana Chaffin
Ação de conscientização incentiva fumantes a largar o cigarro
A Coordenação Geral de Políticas sobre Drogas (CGPOD), em parceria com a Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, Posturas, Mobilidade Urbana, Sistema Integrado de Transporte (SIT), Procon e Agência Municipal de Vigilância Sanitária, realizaram uma reunião na manhã desta terça-feira (19), no Terminal Central, com o objetivo de traçar estratégias para realizar ações de conscientização sobre o combate ao fumo nos terminais da cidade.
De acordo com informações da coordenadora geral de Políticas sobre Drogas, Cláudia Magaldi, o objetivo é realizar essas ações uma vez por mês - as datas ainda serão definidas em uma próxima reunião.
- O trabalho consiste em adesivação nos espaços, entrega de folders explicativos e encaminhamento aos locais de tratamento do tabagismo oferecido pela rede pública de saúde - explicou.
O representante da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, o fiscal sanitário Antônio Filho, destacou que muitas pessoas têm dúvidas quanto ao hábito de fumar. "O terminal é uma área onde existe grande concentração de pessoas e muitas delas ficam incomodadas com a fumaça do cigarro", disse.
Outra proposta feita durante a reunião foi a colocação de faixas informativas, alertando sobre o consumo do tabaco e ainda a divulgação dessas informações por meio de caixas de som instaladas no terminal. As mensagens seriam lidas durante o dia pelos locutores.
Em seguida, após o primeiro encontro, as equipes se dividiram e realizaram o trabalho de conscientização entre os ambulantes e também entre os passageiros que aguardavam o ônibus.
De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa morre de doenças relacionadas ao tabaco a cada seis segundos, o equivalente a cerca de seis milhões de pessoas por ano.
Em Macaé, somente em 2015 cerca de 1,8 mil pessoas passaram pelo tratamento para parar de fumar. O serviço é realizado às segundas e terças-feiras, das 8h às 21h, na Rua Visconde de Quissamã, n° 482. Mais informações pelos telefones: 2762-0413 e 99976-2986.