A Coordenadora Geral de Pesquisa de Ação Social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Anna Peliano, participa na próxima sexta-feira (21) do Painel de Responsabilidade Social que o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) promove a partir das 9 horas no auditório da prefeitura. A coordenadora vai ministrar uma palestra com o tema “Responsabilidade Social dos Poderes Público e Privado no Estado do Rio de Janeiro e Brasil”. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) também será palestrante do seminário e vai abordar “Poder Público e Sociedade”.
- O Fumdec vem promovendo ações e buscando parcerias para um trabalho voltado para a sustentabilidade social, visto que a responsabilidade social nos negócios é um conceito que se aplica a toda a cadeia produtiva – afirmou o presidente do Fundo, Jorge Tavares Siqueira. Segundo ele, a palestra com a coordenadora do IPEA vai permitir que o município promova uma troca de experiências com pesquisas da área socioeconômica já realizadas pelo instituto no país, visando para o município, melhor desempenho social e melhoria de gestão.
O Painel de Responsabilidade Social começa com uma apresentação do prefeito Riverton Mussi (PSDB), quando ele expõe a proposta socioeconômica da administração. O primeiro painel vai abordar “Responsabilidade Social – Uma Ação Conjunta entre o Público e o Privado”, com a palestra da coordenadora do IPEA. Em seguida, Anna Peliano abre um debate com sugestões entre representantes dos órgãos públicos e privados visando ampliar ações sociais. O presidente do Fumdec conclui esse painel.
O segundo bloco terá como tema “Responsabilidade Social – Uma Responsabilidade de Todos” e será aberto pelo secretário de Governo, André Braga. O senador Flexa Ribeiro faz a apresentação neste bloco, quando vai abordar o projeto de lei em andamento no Congresso Nacional sobre a responsabilidade social das empresas, destacando a não obrigatoriedade do incentivo e sim a parceria. No final, o painel será aberto para discussões com os participantes.
Especialista afirma que inclusão social é o foco
A assessora de projetos sociais do Fumdec, especialista em engenharia do petróleo com mestrado em ciências de saúde e do ambiente, Bárbara Monteiro, avalia que o poder público busca alternativas para a inclusão social nas diversas áreas, devido à pluralidade social que a cidade enfrenta. “Em função do fluxo de demanda de pessoal chegando na cidade em busca de empregabilidade, existe a necessidade de se reorganizar com melhores alternativas em políticas públicas, as questões sociais”, disse, acrescentando que esse fluxo de pessoal traz impactos que devem ser trabalhados.
- E só vamos ter resultados positivos em responsabilidade social se houver sinergia entre poder público, sociedade e poder privado – destacou a especialista. O objetivo do Fumdec é sensibilizar todos os componentes da sociedade, iniciativa privada e pública para se chegar a um melhor modelo de gestão social. “Vamos discutir a responsabilidade social dentro de um contexto de que o cidadão precisa ser auto-sustentável e para isso, é preciso a união de todos os atores da sociedade para dar subsídio para que essa auto-gestão aconteça”, analisou Bárbara.
Na avaliação da especialista, com o crescimento econômico que Macaé passou em função da atividade petrolífera, o desenvolvimento humano tem que ser trabalhado. “Para isso, é preciso que se trabalhe com responsabilidade social para que a cidade busque seu crescimento pessoal e promova inclusão social”, observou Bárbara, comentando que a justiça social é a premissa para a qualidade de vida. “As entidades subvencionadas pela prefeitura estarão representadas no seminário para que toda a sociedade civil conheça o trabalho que a prefeitura desenvolve em responsabilidade social”, concluiu.