logo

Coordenadoria da Mulher firma parceria com a Polícia Militar

07/02/2006 17:31:39 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foi realizada na manhã desta terça-feira (07), uma reunião entre a coordenadora dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza, e o comandante do 32º batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Paulo Rubens Xavier, para efetivar uma parceria entre as duas instituições.

No início da reunião, Vânia mostrou a estrutura da instituição, criada no início da gestão do prefeito Riverton Mussi. Ela ressaltou a parceria entre a Coordenadoria e a Polícia Civil, que resultou na implantação da Projeção da 123 ª DP no Núcleo de Atendimento a Mulher. “Hoje, a mulher vítima de violência conta com um atendimento humanizado, com a presença de duas policiais atuando de segunda a sexta-feira. Com isso, elas não precisam ir à delegacia, que é um ambiente totalmente masculino”, lembrou.

Segundo o tenente coronel, serão realizadas outras reuniões para estabelecer as normas de trabalho. Ele afirmou que uma das diretrizes da parceria é a prevenção. “Estamos disponibilizando todo nosso efetivo feminino e junto com a equipe da Coordenadoria dos Direitos da Mulher vamos iniciar um trabalho de sensibilização com os policiais masculinos”, disse o comandante, ressaltando que a maioria das mulheres vítimas de violência tem receio de denunciar e, principalmente chamar a polícia.

A subtenente Zoraia Brás, que será uma das coordenadoras do novo projeto, informou que outra medida a ser tomada é a instalação de uma linha telefônica no Batalhão para atendimento à mulher, interligado na coordenadoria. O tenente coronel Paulo, lembrou que a parceria será firmada nos seis municípios da área de abrangência do 32º BPM. “Na próxima quinta-feira (09), a secretaria estadual de Segurança lançará uma cartilha de proteção ao direito da mulher”, falou.

Também participaram da reunião a presidente da Comissão permanente das mulheres advogadas, de Rio das Ostras, Norma Tereza, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, Samuel Mendes.