
A Coordenadoria Extraordinária de Igualdade Racial apoia o evento em homenagem ao Dia de Yemanjá, no domingo, (2 de fevereiro), na Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores. A programação, prevista para começar a partir das 10h, é uma organização da União de Terreiros e Casas de Cultos Afro-brasileiros (UTECAB). A entrada é gratuita.
De acordo com a coordenadora de Igualdade Racial, Zoraia Braz, o cortejo à Yemanjá, tem o objetivo também ressaltar, além do sentido religioso, sobre a importância da preservação da natureza com foco educativo. “É uma oportunidade que nós temos de agradecer a vida, a saúde, estar em comunhão espiritual e buscar equilíbrio”, ressalta.
Ela conta que a ideia de realizar o cortejo a Yemanjá surgiu em 2008, por meio de um programa de uma rádio local e apresentado pelo pai de santo João de O´Dé e pelo professor Marcos Ferreira. O movimento cresceu e este ano, será a sexta edição do evento em homenagem a Rainha do Mar, também conhecida com Senhora dos Navegantes.
Zoraia lembra ainda que uma lei de autoria do vereador Julinho do Aeroporto, institui como 2 de fevereiro, O Dia Municipal de Yemanjá. “O cortejo deverá sair às 12h da Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores em direção ao Mercado de Peixes. Todos estão convidados a participar e levar seus presentes para Yemanjá”, conta.
O evento conta com o apoio também da Secretaria de Mobilidade Urbana, que estará orientando os motoristas no dia do evento, da Secretaria de Comunicação Social e Subsecretaria de Pesca.