Criada na gestão do Dr. Aluízio, a Coordenadoria Extraordinária da Igualdade Racial, tem o desafio de traçar políticas públicas para o município. O objetivo neste primeiro momento é realizar um diagnóstico detalhado sobre as principais necessidades dessa população, contando com a parceria do Macaé Cidadão e de instituições privadas para realizar esse levantamento.
A coordenadoria é composta por uma equipe multidisciplinar que já traçou algumas ações para serem implementadas no município, no prazo de seis meses. Entre elas está o acompanhamento do cumprimento da Lei 10.639/2003 que traça diretrizes curriculares nacionais da educação das relações étnico-raciais e para ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na rede pública de ensino.
Já na área da cultura, os técnicos da Coordenadoria Extraordinária da Igualdade Racial, pretendem propor a inclusão no calendário oficial de eventos da cidade, a comemoração de datas alusivas aos movimentos com relação à igualdade racial, como por exemplo, 21 de março, quando se comemora, o Dia Nacional de Combate ao Racismo, entre outras datas.
Na área de trabalho e renda, o objetivo da nova coordenadoria é promover a inclusão do negro e de outras raças, em programas de qualificação profissional e no mercado de trabalho, haja vista que, as estatísticas demonstram que os negros sofrem com essa realidade.
A intenção também dos técnicos é ter informações sobre os cursos de qualificação que estão sendo realizados no município, para divulgar junto às comunidades da periferia, uma vez que muitos jovens não fazem o curso por falta de informação.
No setor do turismo, a ação traçada pela Coordenadoria Extraordinária da Igualdade Racial, neste primeiro momento, é enaltecer os patrimônios históricos, que possuem alguma contribuição para enriquecer a história do negro no município.
A saúde também é uma preocupação dos técnicos. Segundo eles, foi feito um levantamento, onde foi constatado que muitas doenças só atingem a população negra, entre elas a hipertensão e anemia falciforme.
Calendário
A Coordenadoria Extraordinária da Igualdade Racial também traçou em seu calendário oficial algumas metas. Entre elas, o mapeamento das instituições que trabalham com a promoção da igualdade e combate ao racismo; criação do Conselho Municipal de Políticos de Promoção da Igualdade; realização do 1º Encontro Municipal das entidades de Promoção da Igualdade Racial e ainda a realização da Conferência Municipal de Igualdade Racial.