Aproveitando o lançamento do Cidade Art Luz, a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial – Corafro estará presente ao evento, que acontece, dia 25, a partir das 18h30, no Centro Macaé de Cultura, Corredor Cultural, Galeria das Artes e adjacências.
Segundo o coordenador da Corafro, Josias Amon, a luta tem sido incessante para divulgar a cultura afro-brasileira e suas raízes. “Vamos aproveitar o mês de novembro, que é o mês da Consciência Negra, para divulgar nossa cultura. O Cidade Art Luz tem dentro do Projeto Art Luz muito da nossa cultura, como o jongo, maculelê, hip hop e capoeira, programados para acontecer durante o lançamento do evento. Então, por que não aproveitar o momento para divulgar nossas raízes?”, enfatiza Amon.
Cidade Art Luz
O Cidade Art Luz será levado até o público mensalmente, com apresentações nas praças, praias, escolas, pontos turísticos do município e nos terminais rodoviários. Esses locais serão palco de apresentações de diversas atividades, como capoeira, teatro, canto, violão, pintura em tela, entre outras atividades. “É a inclusão social de pessoas no universo da cultura”, diz Ângela Terra, diretora do Projeto Art Luz.
O Art Luz é mais um projeto ligado à secretaria municipal Especial de Cultura, Esporte e Turismo que visa à democratização da arte e do esporte para as camadas que vivem em condições de risco social, moradoras das periferias de Macaé. Segundo a secretária Especial, Ivana Mussi, o evento dará visibilidade a toda comunidade envolvida com o Cidade Art Luz. “A nossa intenção é dar oportunidade a todo cidadão de ter contato com a arte e de dar condições de aumentar a renda das famílias”, esclarece.
As apresentações serão no Centro Macaé de Cultura, localizado na Avenida Rui Barbosa, 780, a partir das 19h, com culminância no palco do Teatro Municipal de Macaé, às 20h..