logo

Coral da Cidade de Macaé se apresenta nesta quinta

25/10/2005 15:35:45 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Coral da Cidade de Macaé estará realiza seu III Concerto no Teatro Municipal, nesta quinta-feira (27), às 20h, com entrada gratuita. Segundo o maestro Wilson dos Santos Souza, o objetivo do evento é mostrar o trabalho artístico dos 31 cantores, cujas vozes são tenores, contraltos, baixos e sopranos. “Durante o ano nos apresentamos em eventos, mas neste Concerto estaremos mostrando todo o nosso potencial para pessoas que irão ao Teatro Municipal apenas para nos assistir”, avalia.

Para esta noite especial, o Coral da Cidade de Macaé vem se preparando desde o início de fevereiro. São mais de 100 horas de ensaios visando o III Concerto neste mês de outubro. Serão 15 músicas a serem cantadas por eles, passando por diversos estilos e gêneros. Neste concerto haverá apresentações de músicas de Mozart, Milton Nascimento, Tom Jobim, Djavan e outros nomes famosos.

A contralto Ermelita Emília Lopes, há dois anos e meio no Coral, sempre tocou violão e cantou na igreja. Mas depois que entrou para o Coral aprendeu a trabalhar melhor com a voz, desenvolvendo e apurando a percepção musical. O baixo José Augusto Rainha, há um ano e meio no Coral, disse que em seu caso específico houve uma profunda desinibição. “Sinto-me mais seguro nas apresentações”, conta, lembrando que em todas as áreas de sua vida sente-se mais seguro, graças aos ensaios todas as terças-feiras e quartas-feiras, na Biblioteca do Centro Macaé de Cultura. “Na verdade adoro cantar”, explica.

O Coral da Cidade de Macaé foi fundado em fevereiro de 2003 com a proposta de ser um órgão integrador e aglutinador de cultura. A Fundação Macaé de Cultura mantém o Coral e a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes coordena suas atividades. Os membros do Coral são pessoas da comunidade, alguns funcionários da prefeitura e alunos do Conservatório Macaé de Música. Segundo Wilson dos Santos Souza, o repertório é eclético, que vai do erudito ao popular, atendendo assim aos mais variados gostos e atingindo diferentes sensibilidades.

Wilson dos Santos Souza formou-se no curso de Licenciatura em Música da Uni-Rio e no curso de Regência Coral nos Seminários de Música Pró-Arte, sob orientação do professor Carlos Alberto Figueiredo. Foi aluno em workshops ministrados por grandes regentes tais como: Eph Ely, Lutero Rodrigues, Júlio Morezsohn e outros. Atuou como regente no Coral “Primus Choralis” de São João Del Rey e teve a experiência de reger por mais de dez anos o coral Vozes de Macaé. Além do mais, ele dá aulas no Conservatório Macaé de Música (Prática de Coral e Teoria e Percepção Musical).

O assistente de regência do Coral da Cidade de Macaé é o pianista Frederico Neves de Aguiar. Ele iniciou seus estudos de piano e teoria musical com o próprio Wilson. Atualmente ministra aulas de teclado no Conservatório Macaé de Música. Na UFRJ, foi aluno de piano dos professores Cláudio Dalsberg e atualmente com a pianista Paula Faor.

A monitora do Coral da Cidade de Macaé é a aluna de canto do Conservatório Macaé de Música Seina Suppé Heringer Chaves, que também é professora de canto do projeto Art Luz. Além disso, ela é formada em História e em Teatro na Escola Municipal de Artes Maria José Guedes.