logo

Coral da Cidade de Macaé se apresenta nesta quinta-feira

06/12/2006 09:38:55 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O coral da Cidade de Macaé se apresenta nesta quinta-feira (07), no Teatro do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), junto com mais sete corais. O Cidade de Macaé – vinculado à Escola Municipal de Artes Maria José Guedes da Fundação Macaé de Cultura – vai interpretar quatro músicas no I Encontro de Corais, cujo início será às 18h. O coral é regido pelo maestro Wilson dos Santos Souza.

Cada grupo apresentará quatro músicas. O coral da Cidade de Macaé interpretará “Canção para Paz no Mundo”, um arranjo de Nancy Grundahl; “Quatro Toadas de Maracatu do Recife”, com arranjo de Ernest Mahle; “Aleluia Paz na Terra”, de Henrique (Curitiba) e “I Wanna Be Ready", spiritual de Rosephanye Powell. A entrada neste evento é um quilo de alimento não perecível. O endereço do Sindipetro fica na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257, Centro.

Na próxima quarta-feira (13), o coral se apresenta no pátio da secretaria municipal de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph), a partir das 20h, quando o coro do Conservatório Macaé de Música, também regido por Wilson, interpretará várias canções. O local fica na Rua Conde de Araruama, 248.

Segundo o regente, o repertório do Coral da Cidade de Macaé é eclético, com riqueza e pluralidade culturais. “Os coralistas são de diferentes camadas sociais, culturais e de idade, atingidos por algum gênero ou estilo musical”, explica. São 30 os componentes do coral.

Há quatro anos participando do Coral, a arquiteta Eleonora Paes Borges, ressalta que esta prática é uma fonte de paz. “O Coral significa doação a mim mesma, além de também me doar às pessoas. É grande o prazer de cantar – uma arte maravilhosa”, diz. Com voz soprano, ela afirma que apesar de não estudar conceitos teóricos de música, não há impedimento de cantar.

- Qualquer pessoa pode participar desta prática universal, que independe de cultura, instrução, classe social, idade e sexo - afirma, acrescentando que é importante estudar música e pretende ampliar seus conhecimentos sobre o tema.

O Coral da Cidade de Macaé foi fundado em fevereiro de 2003, com o objetivo de ser um órgão integrador e aglutinador de cultura. É formado por pessoas da comunidade, servidores municipais e alunos do Conservatório Macaé de Música.

Em 2006, Wilson dos Santos Souza já regeu o Coral na inauguração da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, na reunião dos presidentes regionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e no primeiro fórum macaense de qualidade de vida. “Além disso, também nos apresentamos em escolas das redes pública e particular de ensino”, conta o regente. Na última apresentação (o quarto concerto do coral, realizado em outubro, no Teatro Municipal), houve assistência de regência do pianista Frederico Neves de Aguiar. A monitora de naipe de sopranos foi Seina Suppé Heringer Chaves.