O recesso letivo para alunos e professores do Colégio Municipal do Sana está sendo diferente por conta da comemoração da vitória do Campeonato Brasileiro Sub-19 de Corfebol. Os vencedores da edição de 2025 também brilharam no ano de 2024 na categoria Sub-17 e com a medalha de ouro são considerados referência no país na modalidade esportiva.
O time de Corfebol da unidade municipal compete desde 2015 sob o comando do professor Juan Leal Garcia. A programação foi realizada recentemente no Sana, no último dia 12 de julho. As próximas etapas previstas são os jogos no Campeonato Carioca de Corfebol.
De acordo com registros dos esportistas e apreciadores do Corfebol, a equipe da região serrana mantém a integridade, coesão e união dentro e fora de quadra. As próximas etapas previstas de participação são os jogos no Campeonato Carioca de Corfebol. Segundo o professor Juan Leal Garcia, o Corfebol já caiu no gosto dos alunos.
"A vitória da equipe é uma possibilidade desses atletas fazerem parte da formação da Seleção Brasileira, ano que vem, no Mundial Sub-19, que acontecerá na Holanda. Agradecemos a dedicação dos atletas, direção do colégio, profissionais e familiares dos alunos", salientou.
Dezessete atletas do time são bolsistas do Programa Bolsa Atleta da Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Esportes. O programa é voltado para atletas e paratletas, que representam o município em competições oficiais e estejam em plena atividade esportiva. As bolsas variam de R$ 500 a R$ 1500 e as categorias são: individual-coletiva A, individual-coletiva B, individual-coletiva C e individual-coletiva D.
O Corfebol é um esporte reconhecido pela inclusão, sendo que a partida conta com dois times formados por oito pessoas cada um: quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino. São dois casais no ataque e dois na defesa e a cada duas cestas, eles trocam de posição. O Corfebol é bem simples: consiste em arremessar a bola no cesto, colocado a 3,5 metros de altura. A modalidade, iniciada na Holanda, se assemelha ao basquetebol.