logo

CO-Rio confirma passagem do Revezamento da Tocha no dia 11 de julho em Macaé

29/05/2007 17:26:05 - Jornalista: Equipe Secom

O Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-Rio) anunciou oficialmente nesta terça-feira (29), o roteiro do Revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007 que terá início na cidade de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, no dia 5. O Revezamento da Tocha irá passar por Macaé no dia 11 de julho, e a cidade representará o país caribenho de Santa Lúcia.

Depois de passar por Macaé, a tocha seguirá para Rio das Ostras, Búzios e Niterói. A Chama será acesa no dia 4, às 12h, nas Pirâmides de Teotihuacán, no México, e no dia 5, por volta das 10h30 min, chega ao Brasil, no aeroporto de Porto Seguro. Segue em comboio para Santa Cruz Cabrália, na Bahia, onde acenderá a Tocha Pan-americana Rio 2007, iniciando o Revezamento.

Em seguida, retorna a Porto Seguro já como parte do Revezamento. Cabrália e Porto Seguro foram escolhidas por formarem a Costa do Descobrimento do Brasil. De Porto Seguro, a Tocha seguirá pelas 27 capitais e por 22 localidades brasileiras, totalizando 51 pontos de passagem.

Para o Revezamento do Rio 2007, estão sendo produzidas quinhentas tochas pela empresa americana Viron, em Atlanta, nos Estados Unidos. A Tocha foi concebida pela Dupla Design, escritório de design responsável por toda a comunicação visual do CO-RIO. O formato segue o mesmo princípio das medalhas: aliar os tradicionais conceitos olímpicos com o espírito inovador e a modernidade, características do Rio 2007

A Chama Pan-americana chegará de avião ou de carro em cada cidade do roteiro. Esta chama acende a Tocha que iniciará o revezamento na cidade e será repassada sucessivamente para os próximos condutores até o acendimento da Pira no final do percurso de cada cidade. O procedimento será repetido até que a Tocha chegue ao Estádio do Maracanã, no dia 13 de julho, onde a Pira permanecerá acesa durante todos os dias dos Jogos.

Cerca de três mil pessoas vão participar do Revezamento da Tocha Pan-americana. Cada uma vai conduzir a Tocha por cerca de 400 metros, trajeto que pode ser feito caminhando, correndo ou em cadeira de rodas. Não há restrição para pessoas portadoras de necessidades especiais. O número de condutores por cidade é variável, pois dependerá do percurso em cada localidade.

Os condutores estão sendo selecionados pelas cidades-anfitriãs e pelos patrocinadores em comum acordo com CO-RIO, a partir de alguns critérios pré-estabelecidos: ter idade mínima de 12 anos; ser atleta ou possuir histórias inspiradoras e/ou exercer benefícios para a sociedade; não ocupar cargos públicos, exceto ex-atletas olímpicos, pan-americanos ou que tenham representado o Brasil em Campeonatos Mundiais.