Córrego do Ouro recebe Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante

23/09/2014 20:36:00 - Jornalista: Joice Trindade e Genimarta Oliveira

O Programa Municipal de DST/Aids de Macaé, em parceria com a Coordenadoria de Atenção Básica, realiza nesta quarta-feira (24), o 1º Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante - 2014. A ação vai acontecer das 9h às 16h, na unidade do PSF Córrego do Ouro. O endereço é rua Miguel Peixoto Guimarães, s/n.

O trabalho segue a proposta do Programa Nacional da Rede Cegonha, que tem o objetivo de garantir pelo Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez até os dois primeiros anos de vida do bebê. Na oportunidade serão ofertados 60 testes rápidos de HIV/Sifilis às gestantes e populações vulneráveis (profissionais do sexo, usuários de drogas, população LGBT, entre outros). O resultado dos exames ficará pronto no prazo de 30 minutos.

Para participar da testagem, os interessados deverão apresentar um dos seguintes documentos originais com foto; carteira de identidade, carteira de Trabalho ou passaporte. Aqueles que não conseguirem fazer os testes no dia específico, poderão se dirigir, das 9h às 12h e de 14h às 17h, ao Programa Municipal de DST/Aids, situado na rua Velho Campos, 354, no Centro.

A estratégia contará com o apoio de 16 profissionais da Atenção Básica e cinco representantes do Programa Municipal de DST/Aids. Segundo dados do período de janeiro a setembro deste ano, do Sistema de Notificação Municipal (SINAN), foram diagnosticados 70 casos positivos (HIV), dos quais 49 (70%) do sexo masculino e 21 (30%) do sexo feminino, com uma predominância maior - 45 casos - entre as idades de 30 a 49 anos, faixa etária considerada sexualmente ativa.

Também nos registros do quantitativo de mulheres diagnosticas para HIV, oito (39%) eram gestantes. Em se tratando das sífilis congênita (transmissão mãe/bebê) já foram diagnosticados no município 14 casos. E quatro de sífilis em gestante. Para outros esclarecimentos a população pode ligar para os seguintes telefones: (22) 2796-1704 e 2796-1234.