“Memória é identidade, é referência histórica, dando continuidade ao legado cultural dos nossos antepassados. Ela nos faz transcender ao banal aqui e agora”. Com essa definição, o secretário municipal de Acervo e Patrimônio Histórico de Macaé, Ricardo Meirelles, abre o prefácio do livro “Memórias Macaenses”, de autoria de Paulo Roberto Patrocínio, lançado nesta quarta-feira (19) à noite, no Solar dos Mellos.
A obra traz uma coletânea de crônicas publicadas semanalmente durante cerca de dois anos no jornal O Debate, dando as boas-vindas à chegada da Petrobras, fato que transformou a cidade na capital do petróleo. Um dos empresários do ramo imobiliário mais bem sucedidos da cidade, Paulo Patrocínio, aos 63 anos, convida os leitores a fazer uma gostosa viagem no tempo, onde descreve com desenvoltura cenas que marcaram a sua juventude, revelando curiosidades e registrando com humor várias passagens de uma Macaé pacata que viria a ser protagonista de um importante capítulo na história brasileira.
As 167 páginas do livro transportam o leitor para uma Macaé romântica através de fatos, paisagens, ruas, casarios, logradouros, pessoas, entidades e casos vivenciados nos meados do século XX, numa relação bem construída do passado com o presente. A inspiração para escrever o livro veio com a descoberta de talentos da cidade, como o criador do samba de breque, Luis Barbosa, que fez dupla com Carmem Miranda. O cantor macaense nasceu em 1910 e morreu aos 28 anos de idade vítima de tuberculose, no Rio de Janeiro, onde residiu a partir da adolescência.
O autor de “Memórias Macaenses” presenteou o público no lançamento de seu primeiro livro com a mostra de películas em preto e branco, digitalizadas, onde aparecem Ângela Maria (a Sapoti), Luis Barbosa ao lado de Benedito Lacerda, Viriato Figueira e Pixinguinha, obtidas de clipes do programa de auditório da extinta TV Tupi, comandado pelo também macaense Airton Perlingeiro. O Hino de Macaé fez pano de fundo à apresentação simultânea de imagens da cidade, transmitidas em um telão. Entre os presentes que prestigiaram a noite de autógrafos estavam a vereadora Marilena Garcia e o secretário executivo de Marketing e Relações Públicas, Décio Braga.