logo

Corrida Rústica abre Enaf 2007

07/06/2007 13:18:45 - Jornalista: Simone Noronha

Com a participação de cerca de 130 atletas de toda a região, a Corrida 10 Milhas Macaé marcou a abertura do 21º Encontro Internacional de Sports & Fitness e Saúde (Enaf), que acontece até domingo no município. Com percursos de até 16 quilômetros, atletas de 16 a 95 anos percorreram a orla das praias Campista, Cavaleiros e Imbetiba. A corrida faz parte do circuito estadual de corridas e maratonas.

Na categoria masculina (16 quilômetros) o vencedor foi Alexandre Brasil, de Nova Friburgo, que completou a prova em 53 minutos e 53 segundos. Entre as mulheres, a campeã foi Ana Paula, de Quissamã, que correu 10 quilômetros com no tempo de 22 minutos e sete segundos.

Um dos corredores mais animados do evento também era o mais idoso. Figura já folclórica no mundo da corrida rústica, Tuplê, 95 anos, fez o percurso de cinco quilômetros com muito bom humor. “Comecei a correr aos 69 anos de descobri uma nova vida”, disse o atleta, morador de Itaocara, Noroeste Fluminense.

Outro que participou da corrida deste feriado com muita disposição foi Jorge Luiz Lima Rodrigues, único corredor macaense de longas distâncias. Ele aproveitou a corrida para fazer um teste: foi o primeiro evento que participou desde que fez uma cirurgia no joelho esquerdo. “Aos poucos estou recuperando a forma”, disse o atleta, de 38 anos, que conseguiu completar a prova.

De acordo com o presidente da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), Alex Moraes, a corrida marcou de maneira simbólica a abertura do Enaf, que está reunindo cerca de dois mil estudantes universitários em Macaé neste feriadão. O evento reúne professores de nível nacional e internacional que estão ministrando cursos direcionados a profissionais e universitários de educação física, nutrição, fisioterapia, enfermagem e pedagogia. Paralelo aos cursos no Sesi, Clube Cidade do Sol e Ginásio Municipal Maurício Bittencourt, acontece a Feira de Esporte, no Sesi-Senai, na Riviera Fluminense.