Foto: Arte
O Posto Avançado de Testagem será montado atrás da UPA do Lagomar e Clínica da Família
Segundo bairro com a maior incidência de infectados e óbitos registrados por Covid-19 em Macaé, o Lagomar receberá na próxima terça-feira (11) o Posto Avançado de Testagem por antígeno da Secretaria Municipal de Saúde, que será montado na área situada atrás da UPA do Lagomar e Clínica da Família e atenderá a partir das 9h.
O objetivo é realizar a busca ativa de novos casos e promover o isolamento direcionado, rompendo assim o ciclo de disseminação e contágio do vírus. Os testes de antígeno Swab (cotonete) serão aplicados com o apoio dos biólogos do laboratório de análises clínicas da Secretaria Adjunta de Alta e Média Complexidades.
A estratégia direcionada pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica é promover a testagem rápida de 300 moradores do bairro, com idade entre 18 e 55 anos, que apresentem sintomas gripal por seis dias. A triagem dos pacientes será realizada a partir das 8h. Para participar, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência.
“As pessoas testadas receberão o resultado no mesmo local, cerca de 30 minutos após a realização do exame que só será aplicado em quem apresentar os sintomas por seis dias. Todos passarão pelo atendimento das equipes médica e de enfermagem e receberão as orientações necessárias sobre os protocolos sanitários a serem seguidos”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Lisa Chagas.
As equipes do Centro de Controle de Zoonoses e a Secretaria Municipal de Ordem Pública também auxiliam na estratégia de busca ativa do Posto Avançado de Testagem.
Orientação – A Coordenação de Epidemiologia orienta que os moradores do Lagomar que apresentarem sintomas gripal por seis dias e que não forem testados no Posto Avançado devem procurar atendimento em um dos três polos do Centro de Triagem do Paciente da COVID-19 (CTC): Jorge Caldas, Barra e na Serra.