Covid-19: campanha de imunização segue no município

14/03/2023 17:38:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Durante a semana, a ação segue em sete UBS's e nas ESF´s do município

Macaé segue com a campanha de vacinação contra a Covid-19, e no próximo sábado (18) acontecerá o Dia D de imunização. Mas, durante a semana, a imunização acontece em sete Unidades Básicas de Saúde e nas de Estratégia Saúde da Família (ESF). O imunizante, agora, contempla idosos a partir de 60 anos e pessoas imunossuprimidas, a partir dos 12 anos, com a aplicação da dose bivalente.

A vacina protege contra a variante Ômicron e suas sub variantes, o que promove uma proteção dupla. A aposentada, Maria Ilza de Azevedo, 75 anos, contou que já está na quinta vacina contra a Covid-19 e já se prepara para a próxima. "Tive a doença em 2020, fiquei dois meses entubada, saí do hospital na cadeira de rodas e ainda estou fazendo reabilitação pós-covid. Só eu sei o que passei. A vacina salva vidas”, afirmou.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização, Mariana Gulão, nesta terça-feira (14), a procura nas unidades aumentou. “No Dia D teremos vacinação em diversos postos e uma unidade com o formato drive thru, para atender a população acima dos 60 anos e os de 12 anos em condição de imunossupressão, principalmente as que tenham dificuldade de locomoção”, disse.

Para garantir a aplicação da bivalente, os idosos e imunossuprimidos destas faixas etárias devem apresentar documento de identificação com foto, CPF ou Cartão do SUS e o comprovante de vacinação com pelo menos duas doses de vacinas monovalentes contra a Covid-19.

No caso dos imunossuprimidos, é preciso apresentar original e cópia do laudo ou atestado médico com nome e indicativo da doença por extenso, além do Código Internacional de Doenças (CID), ou receita com prescrição de uso contínuo com data a partir de maio de 2021.

O atendimento segue de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Pronto Socorro do Parque Aeroporto, na Casa da Vacina e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Aroeira, Barramares, Lagomar, Morro de Sant’Anna e Novo Cavaleiros.

Já os polos da ESF realizam a vacinação contra a Covid-19 às terças, quartas e quintas-feiras, de 8h às 16h. A vacinação acontece de acordo com o quantitativo de doses liberadas pela Secretaria Estadual de Saúde.


Fotos Relacionadas