logo

COVID-19: Macaé inaugura polo de testagem em massa nesta quinta-feira (3)

02/02/2022 10:14:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

A proposta é oferecer mil testes por dia para pessoas com sintomas gripais

Mil testes de antígeno que identificam casos positivos da COVID-19 serão disponibilizados por dia para a população de Macaé no Polo de Testagem em Massa que será aberto nesta quinta-feira (3) na Cidade Universitária. O atendimento seguirá na sexta-feira (4) e na segunda-feira (7) até a outra sexta-feira (11), direcionado ao público geral a partir de 11 anos de idade, residente em Macaé e que apresenta sintomas gripais. O atendimento será presencial e acontece das 9h até às 17h.

De acordo com a estratégia definida pela Secretaria Municipal de Saúde, serão distribuídas por dia mil senhas a partir das 7h para os testes de antígeno com resultado entregue dentro de 30 minutos. O acesso ao Polo de Testagem ocorrerá no portão da Cidade Universitária situado próximo a loja C&C.

“A ação é garantir à população o acesso ao teste, identificar casos positivos e garantir o isolamento imediato. A nossa estratégia também é de identificar o atual cenário de evolução da doença para novas medidas de atendimento e restrições sejam definidas”, explicou a Secretária de Saúde, Liciane Furtado.

Para ter acesso ao teste, o público geral a partir de 11 anos deverá apresentar documento de identificação com foto, CPF ou Cartão do SUS. Será exigido também Comprovante de Residência com endereço de Macaé (conta de luz, água, telefone, cartão de banco, Cartão Macaé (Transporte Público), declaração da Estratégia de Saúde da Família (ESF), contrato de aluguel em nome da pessoa).

Os pacientes com resultado positivo para a COVID-19 que necessitarem de atendimento médico serão encaminhados para os seis polos de referência para casos de síndrome gripal: UPA Barra e Lagomar, Pronto Socorro Municipal da Imbetiba e Pronto Socorro do Parque Aeroporto, Hospital Público Municipal da Serra e o Posto de Saúde do Sana.

A logística de atendimento do Polo de Testagem em Massa contará com apoio das Secretarias de Ordem Pública (Guarda Municipal e Defesa Civil), Mobilidade Urbana, Serviços Públicos e Adjunta de Ensino Superior, além da Vigilância Sanitária, Coordenadoria Especial de Proteção Animal e Controle de Zoonoses (CEPSACZ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Unimed Costa do Sol e do Hospital São João Batista.