Covid-19: Macaé reforça vacinação com 8,2 mil doses bivalente

06/03/2023 17:11:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Bruno Campos

Calendário contempla idosos e pessoas imunossuprimidas de faixas-etárias definidas pelo Ministério da Saúde

O calendário 2023 da campanha de vacinação contra a Covid-19 de Macaé foi reforçado nesta segunda-feira (6) através da chegada de 8,2 mil doses da vacina bivalente, entregues pelo governo do Estado. Os imunizantes seguem disponíveis para idosos e imunossuprimidas de faixas-etárias definidas pelo protocolo do Ministério da Saúde.

As vacinas recebidas hoje por Macaé complementam o calendário de vacinação definido pela Secretaria Municipal de Saúde para esta semana. Nesta segunda-feira (6), idosos a partir dos 85 anos e pessoas imunossuprimidas a partir dos 60 anos compareceram aos postos de atendimento da cidade para completar o esquema de imunização contra a Covid-19.


“Nesta etapa, as vacinas bivalentes são destinadas aos idosos e imunossuprimidos, conforme diretriz estabelecida pelo Ministério da Saúde, que precisam ter recebido, pelo menos, duas doses da vacina monovalente para poder cumprir o calendário deste ano”, explica a Coordenadora do Programa de Imunização de Macaé, Mariana Gulão.


A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue na terça-feira (7) para os idosos a partir de 83 anos e imunossuprimidos a partir dos 55 anos.

Na quarta-feira (8), será a vez dos idosos a partir de 80 anos e imunossuprimidos a partir dos 50 anos. Na quinta-feira (9), a vacinação segue para idosos a partir de 78 anos e imunossuprimidos a partir dos 45 anos.

Na sexta-feira (10), a bivalente estará disponível para idosos a partir de 76 anos e imunossuprimidos a partir de 40 anos.

Para garantir a aplicação da bivalente, os idosos e imunossuprimidos destas faixas-etárias devem apresentar documento de identificação com foto, CPF ou Cartão do SUS e o comprovante de vacinação com pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes contra a Covid-19. No caso dos imunossuprimidos, é preciso apresentar além de original e cópia do laudo ou atestado médico com nome e indicativo da doença por extenso com o Código Internacional de Doenças (CID), ou receita com prescrição de uso contínuo com data a partir de maio de 2021.

O atendimento segue de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, no Pronto Socorro do Parque Aeroporto, na Casa da Vacina, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Aroeira, Barramares, Lagomar, Morro de Sant’Anna e Novo Cavaleiros.

Já os polos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) realizam a vacinação contra a Covid-19 às terças, quartas e quintas-feiras, de 8h às 16h.


Fotos Relacionadas