Saldo positivo de apresentação e inovação marcou a participação da Câmara Permanente de Gestão (CPG) na Feira da Institucional da Indústria e Comércio, que integrou a Expo Macaé. Representando a CPG, fizeram parte da feira o Orçamento Participativo (OP), a Agenda 21 e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Romulo Campos, coordenador geral da CPG, classificou o evento de altamente positivo e inovador no campo da gestão pública, através do OP e do PAC.
– Através do Orçamento Participativo a população pode opinar e decidir pelas obras e melhorias que a cidade precisa e com o PAC, ampliou-se a parceria/convênio entre o município, governos estadual e federal. Isso está expresso nos resultados das obras do PAC 1 e 2 de Macaé, comentou.
O mesmo pensamento é compartilhado pelo coordenador do PAC, Vladimir Paschoal Macedo. Segundo ele, a feira foi excelente para a divulgação do programa, oferecendo maior transparência do PAC junto a cidade e outras regiões. “Foi interessante porque permitiu, através da participação de toda equipe, na interação com outros setores da prefeitura”, ressaltou.
A coordenadora do Orçamento Participativo, Rosane Miranda Assunção é a mais entusiasta com o evento. Na abertura da feira, houve a apresentação da peça de teatro do OP Jovem - com duração de dez minutos - assistida pelo prefeito Riverton Mussi, todo o secretariado, além de representantes do empresariado e visitantes.
O estande compartilhado pelo PAC e OP recebeu centenas de visitas, entre eles delegados do OP Jovem e Infantil e a secretária de Planejamento de Rio das Ostras, Rosemarie Teixeira, procurador de Conceição de Macabu, o secretário de governo, André Braga, o de Educação, Guto Garcia, o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves, o de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, do Ambiente, entre outros representantes do poder executivo local e regional.
Outro participante da feira foi a Agenda 21, que dividiu o estande com a ONG Teia de Sustentabilidade e a revista Visão Social. Márcia Maria da Conceição, da Agenda 21 informou que, foram firmados acordos com a RT Le, que dará apoio logísticos para ações futuras em projetos socioambientais da Agenda 21, bem como a Teia de Sustentabilidade que implementou novos contatos e a Visão Social, com novos relacionamentos de parceria.