Foto: Moisés Bruno
Ações pelo aniversário do programa mobilizou adolescentes e familiares
Criado com a proposta de oferecer um atendimento diferenciado ao jovem macaense, o Centro de Referência do Adolescente (CRA), da Secretaria de Saúde de Macaé, completou 20 anos. Para comemorar suas duas décadas foi realizada neste sábado (27), uma grande ação que mobilizou adolescentes e seus familiares.
Durante todo dia foram realizadas diversas atividades e serviços. A coordenadora do CRA, Monique Gouveia lembra as principais mudanças nestes últimos 20 anos. “O CRA se consolida como uma política pública importante para o público adolescente. Hoje somos uma unidade escola, com parceria das universidades, ação importante para a implementação de novas práticas e compromisso com o conhecimento. Ao longo destes anos, estamos promovendo mudanças nos serviços de acordo com a demanda que nos são apresentadas pelos usuários, como rodas de conversas, Cine Cra, testes rápidos para ISTs e gravidez, importante para detecção precoce e cuidados. Como também atuado na saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes para que eles possam ter essa vivência de uma forma mais segura, com responsabilidade e autonomia”, frisou.
Monique também destacou a importância do médico pediatra, Newton José, para a concretização do Centro de Referência do Adolescente. “A criança e o adolescente sempre foi uma bandeira defendida por Dr. Newton, que ao longo de muitos anos atuou na rede municipal de saúde com ações voltadas para este público, até que em 2004, o CRA foi inaugurado, e hoje se consolida como um importante equipamento de políticas públicas para os jovens de nossa cidade”, disse.
Os adolescentes e seus familiares foram recebidos pela equipe do CRA com um café da manhã, ao longo do dia eles puderam participar de oficinas, consultas, exame preventivo, orientações, entrega de kits de higiene bucal. O evento contou com a parceria da Coordenação Especial de Odontologia e do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM). Também foi disponibilizada a vacinação contra a influenza (gripe).
Segundo Monique, por mês são realizados dois mil atendimentos, entre individuais e em grupo. E dentro desta perspectiva de acompanhar e atender as demandas dos usuários, no dia sete de maio será realizada uma roda de conversa com o grupo de adolescentes trans. “Este é um trabalho pioneiro na cidade e aguardamos todos na sede da unidade a partir das 14h”, pontuou.
Ainda dentro das ações de celebração dos 20 anos do CRA, a equipe do PAISM levou o sua unidade móvel que conta com dois consultórios e aparelho de ultrassom. Segundo o enfermeiro do programa, Hugo Maia na unidade são realizadas consultas médicas ginecológicas, exames de imagem, preventivos e pré-natal, nos bairros e localidades do município.
Quem chegou logo cedo foi a aposentada Giselma Andrade, mãe da jovem Isabela, de 12 anos, usuária da unidade. “Me sinto muito feliz e poder festejar essa data tão importante, sempre somos muito bem recebidas pela equipe do CRA. São profissionais muito acolhedores, além da minha filha eu também frequento o espaço”, contou Giselma.
CRA – O Centro de Referência do Adolescente (CRA), funciona na rua 29 de julho, 29, bairro Imbetiba, conta com uma equipe multiprofissional e diversos serviços. Entre os serviços Cine Cra, Roda de Conversa, Grupo de Gestante, Oficina de Terapia Ocupacional, Oficina de Práticas Integrativas, como também atendimento de clínica geral, dermatologia, psiquiatria, ginecologia, obstetrícia, enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, serviço social, grupos reflexivos, pré-natal, testes rápidos para gravidez, sífilis, hepatites B e C e HIV, peeling químico para pessoas acneicas, preventivo, auriculoterapia, arteterapia e terapia floral