logo

Cras Aeroporto promove fortalecimento de vínculos familiares e comunitários

27/03/2013 17:01:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: João Barreto

Crianças e adolescentes têm atividades culturais e esportivas no Cras Aeroporto

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Parque Aeroporto presta diversos serviços a pais de família, crianças e adolescentes de seis a 15 anos, idosos e jovens. São 963 famílias cadastradas nesse centro, localizado na Rua Francisco Pires.

No Cras do Aeroporto é desenvolvido o Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): um projeto para as crianças e adolescentes, que foca a vida familiar e comunitária. Essa faixa etária tem participação em atividades socioeducativas e culturais.



As crianças e adolescentes participam de atividades de música, dança de rua, artesanato, educação física e orientação com foco no desenvolvimento social. Isso no contraturno da escola, nos períodos da manhã e da tarde.



Já para as famílias, o programa executado nesse Cras é o PAIF – Proteção e Atendimento Integral à Família. Desse modo, há acolhida e explicação do Cras e da rede de serviços disponível para as pessoas que buscam atendimento nesse centro, depois se realizam orientações, encaminhamentos e cadastramentos socioeconômicos.



Por sua vez, os idosos são assistidos com atividades de educação física, oficinas de artesanato e palestras sobre diversos temas como obter maior qualidade de vida. A reunião, que abriga 80 pessoas acima dos 60 anos, ocorre todas as tardes de quinta-feira.



O grande objetivo do Centro de Referência de Assistência Social é dar acesso à população às políticas públicas em assistência social. Muitas famílias buscam o Cras para o recadastramento do Programa Bolsa Família e conhecem essa unidade e suas orientações e encaminhamentos, além de serviços sociais.



Já a Coordenadoria Especial da Terceira Idade de Macaé (Cetim) promove as principais atividades para os idosos no Cras – Aeroporto.



O Cras também encaminha pessoas ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e conseguiu vagas em cursos para oito jovens.



Outro encaminhamento feito pela equipe do Cras – Aeroporto, constituída por duas psicólogas e duas assistentes sociais, é o Programa Renda Melhor Jovem, que consiste em auxílio financeiro para jovens que cursam o Ensino Médio em escolas públicas do estado. Nesta situação, é o governo estadual que está à frente do programa, com o objetivo de garantir a presença dos jovens no Ensino Médio.



Para mais informações, o telefone do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Parque Aeroporto é: 22 2793-0379. A área de abrangência desse centro é constituída pelos bairros Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima, Engenho da Praia, Vila Badejo, São José do Barreto e Parque Aeroporto.