Foto: Divulgação
atividade foi realizada devido às comemorações pelo mês da criança e pela chegada da Primavera
Uma festa que envolveu toda a comunidade do distrito de Córrego do Ouro foi realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Serra, localizado nesse distrito, na Rua Miguel Peixoto Guimarães, 703. Essa festa aconteceu na praça principal, na tarde de terça-feira (22).
O evento contou com a participação de cerca de 40 crianças, que foram animadas por adolescentes vestidos de super-heróis; além de atrações como pula-pula, exibição de capoeira e palhaço. As crianças também ficaram animadas com lanches, pipoca e algodão doce. A atividade foi realizada devido às comemorações pelo mês da criança e pela chegada da Primavera.
Segundo o coordenador do Cras Serra, Salvador Francisco dos Anjos, a festa foi um sucesso, levando o órgão público às ruas - a comunidade prestigiou, aderiu e participou do evento.
O Cras da Serra
Todos os serviços desenvolvidos pelo Cras da Serra são efetuados em rede, envolvendo as secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde. Sua atuação se dá para todos os moradores dos distritos da região serrana: Córrego do Ouro, Glicério, Frade e Cachoeiros de Macaé, que engloba as localidades das Bicudas Grande e Pequena, da Areia Branca e do Serro Escuro.
- Atendemos 61 famílias em acompanhamento no principal programa realizado pelo Cras da Serra, que é o Paif, o Proteção e Apoio Integral à Família. Nossa equipe é composta por três assistentes sociais, uma pedagoga, um coordenador e oito orientadores sociais, além de dois assistentes administrativos – conta Salvador.
De acordo com a assistente social do Cras da Serra, Elisa Paula e Silva, o órgão público é a porta de entrada para as políticas de assistência social e é voltado à população de baixa renda, tendo caráter protetivo, preventivo e proativo.
Tudo isso por causa dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes, realizados de segunda-feira a quinta-feira, das 9h às 11h e do serviço a idosos, que acontece todas as sextas-feiras, de 13h às 17h.
- A proteção social básica tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários – finaliza a assistente social.