Nesta quinta-feira, dia 27 de março, a Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh) realizará no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Nova Holanda, na Rua Jacinto MAgrinan Ferreres 159, das 13h às 17h, a comemoração do Dia Internacional da Mulher para a comunidade feminina.
A proposta do evento é promover a integração e a valorização das mulheres chefes de família da comunidade e de localidades vizinhas, bem como otimizar o uso do espaço físico do Cras, onde acontecem campanhas e trabalhos comunitários permanentemente.
A programação da tarde de integração constará de dinâmica de grupo desenvolvida pela psicóloga Liana Boechat; palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s) com representante da Gerência da Educação da Secretaria Especial de Saúde; esquete teatral com o grupo Auto-Estima; bingo com brindes e lanche coletivo.
Atualmente, a prefeitura de Macaé mantém Centros de Referência de Assistência Social (Cras) na Nova Holanda e no Botofogo. Estão em fase de implementação física e estruturação de equipe técnica unidades para a Aroeira, Aeroporto e Bosque Azul, na Ajuda. O Cras é um projeto social realizado pelo município em parceria com os governos estadual e federal com a finalidade de garantir às famílias mais carentes acesso aos serviços assistenciais existentes no município.
O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) é um espaço destinado a ações de integração com a comunidade, que visam ao acompanhamento das famílias de baixa renda por meio de visitas domiciliares, reuniões e atividades sócio-educativas diversas, bem como o fortalecimento dos vínculos de solidariedade. Dentre as ações, ainda está prevista atuação preventiva, para evitar que as famílias tenham os direitos violados.