logo

CRD comemora Dia Mundial do Diabetes

12/11/2007 16:49:43 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

“Diabetes em crianças e adolescentes”. Este é o tema da campanha de prevenção que a secretaria especial de Saúde (Semusa) promove, na próxima quarta-feira (14), dedicado aos diabéticos da cidade. O objetivo é lutar para que a criança e o adolescente tenham acesso ao tratamento para controle da doença. O Centro de Referência ao Diabético (CRD) da prefeitura realiza, este ano, atividades voltadas ao público alvo do tema de 2007/2008.

No país, e em diversos locais do mundo, visando chamar atenção para o Dia Mundial de Diabetes, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) cobrirá de azul diversos pontos turísticos ao redor do globo. No Brasil, os pontos escolhidos para serem iluminados com luz azul são: Aracaju (SE): Estátua Oviêdo Teixeira; Birigui (SP): Birigui Palace Hotel; Campinas (SP): Prefeitura, Estação Cultura e a Torre do Castelo; Cuiabá (MT): Centro Geodésico da América do Sul; Rio de Janeiro (RJ): Cristo Redentor; Salvador (BA): Elevador Lacerda; Santana do Livramento (RS): Obelisco Internacional; São José do Rio Preto (SP): Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; São Paulo (SP): MASP, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Torre do Edifício Altino Arantes (antiga Torre do Benespa) e Santa Casa de Misericórdia.
Em Macaé as atividades acontecem no CRD, a partir das 8h, com atividade física, seguida de uma dinâmica de grupo, às 8h30 para os participantes. O grupo Grutas se apresenta, às 8h50 e após um intervalo; a maratona de atividades volta às 9h15, com palestra da endocrinologista Marcele Grion, seguida por perguntas feitas pela platéia. Às 10h, tem início palestra e teatro da coordenadoria de Saúde Bucal da Semusa, chefiada pela dentista Camila Gonçalves. Das 10h45 às 12h a equipe do CRD e Oficina do pé tiram as dúvidas dos presentes.

Durante o evento, o Grupo de Mulheres Diabéticas coloca seus trabalhos artesanais à venda no bazar montado no CRD. O centro fica na rua Benedito Lacerda, 103, centro, atrás do Mercado Municipal de Peixes.


Diabetes
A doença é causada pelo aumento do nível de açúcar no sangue (glicose), ocasionado pela falta de produção de insulina no organismo. Existem dois tipos de Diabetes (mellitus) a I e a II. Apesar de ser uma doença silenciosa o paciente deve estar atento aos sintomas. No Diabetes tipo I eles são mais intenso e na Tipo II eles não são tão evidentes. Os sintomas são: visão embaçada; sede excessiva; rápida perda de peso; fome exagerada; cansaço inexplicável; vontade de urinar excessiva; e má cicatrização de machucados.
O diabetes do Tipo I ocorre devido a produção insuficiente de insulina, ocasionada pela destruição da célula beta do pâncreas, em geral por decorrência de doença auto-imune. Nesse tipo, os pacientes são obrigados a receber doses de insulina diariamente. Ocorre com mais freqüência em jovens.

O diabetes do Tipo II são pessoas que ainda produzem a insulina, mas ela não funciona como deveria. Normalmente a doença de tipo II ocorre em pessoas com excesso de peso ou com histórico de familiares com diabetes. O paciente precisa manter uma alimentação adequada, realizar exercícios físicos, controlar seu peso e, em alguns casos, utilizar de medicamentos, sejam comprimidos ou insulina.