logo

CRD implementa a psicologia no tratamento de diabetes

05/11/2007 17:07:53 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Elevar a auto-estima através da troca de experiência vem colaborando no controle da glicemia dos pacientes com diabetes. A afirmação é da equipe do Centro de Referência ao Diabético (CRD) da secretaria Especial de Saúde de Macaé (Semusa) que, hoje, conta com o um grupo de terapia coletiva realizada pelo setor de Psicologia. Trata-se de um trabalho pioneiro no Estado do Rio e já é referência na região.

De acordo com as psicólogas Márcia Oeby e Edalva Barreto, o trabalho desenvolvido pela prefeitura de Macaé tem como objetivo fazer com que o paciente entenda melhor o diabetes, de forma que compreenda o que pode contribuir para que ele possa ter uma vida saudável e o mais normal possível.

- Algumas emoções provocadas pelo fato de ter diabetes podem fazer mal ao paciente, outras são úteis e o ajudam a chegar a um acordo com o novo estilo de vida. Negação, raiva e ansiedade são alguns sentimentos com que precisamos aprender a conviver e superar - disseram.

A paciente do programa, Neuci Velasco, que participa da terapia está satisfeita com os resultados.”Tenho cinco pontes de safena e sou diabética. A terapia tem me ajudado muito na conscientização da alimentação e também o cuidado que devo ter com a saúde em geral” – ressalta, dizendo que a terapia ajudou aceitar a diabetes.

CRD - A assistente social, Beth Gavazzi, lembra que a missão do CRD é, através do acesso a informação, proporcionar aos diabéticos a possibilidade de modificar seu cotidiano, com vistas a melhoria da qualidade de vida, alcançando o controle ideal de seus níveis glicêmicos.

A assistente social, Patrícia Rabelo ressalta que um dos principais aliados no tratamento do diabetes é a informação. “Estar munido de informações sobre a doença é determinante e faz toda diferença no cotidiano do diabético, pois ele terá autonomia, entenderá os sinais que o corpo dá e será o principal responsável por suas escolhas”, garante.

Ela acrescenta que o tratamento da diabetes compreende o uso adequado da medicação prescrista, a realização de um plano alimentar elaborado para a necessidade individual e a prática de uma atividade física, com orientação médica.

Dia Mundial – Para lembra o Dia Mundial do Diabetes, o Centro de Referência ao Diabetes preparou uma vasta programação para os pacientes e seus familiares, no próximo dia 14 de novembro, a partir das 8h.

Palestras, atividades físicas e dinâmicas de grupo fazem parte da programação. O CRD fica na rua Benedito Lacerda, 103, Pororoca. O centro conta com uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologista, nutricionista, assistente social, fisioterapia, psicologia e podóloga.