logo

Crianças da Escola Dolores Garcia apresentam o projeto Literarte

05/05/2006 15:46:15 - Jornalista: Cesar Dussac

Alunos da Escola Municipal Dolores Garcia Rodriguez apresentaram nesta quinta (04) e sexta-feira (05) o projeto Pincelando Palavras, integrante do grande projeto Literarte, da Secretaria de Educação de Macaé, com fechamento marcado para terça-feira (30) e quarta-feira (31). As crianças narraram uma resumida biografia de poetas nacionais consagrados e declamaram trechos de suas obras. O Coral para as Escolas, da Petrobras, se apresentou com repertório que incluiu Vinicius de Moraes, Sá e Guarabira e Gilberto Gil.

As turmas do quinto ano escolheram Fernando Pessoa: “Passa uma Borboleta”, “Na Véspera”, “Havia um Menino”. O poeta Manuel Bandeira foi lembrado pelos alunos do quarto ano, com “A Estrela e O Bicho”, enquanto os do terceiro ano apresentaram Carlos Drummond de Andrade, com “Quero me Casar” e “Cidadezinha Qualquer”. A poeta goiana Cora Coralina foi homenageada pelas crianças do segundo ano com as obras “Todas as Vidas” e “Dar Pedras “e a encenação de uma entrevista para tv.

O primeiro ano escolheu Cecília Meireles: “Retrato” e “É Preciso não Esquecer Nada” foram ditas pelos alunos. Além das apresentações em grupo, alguns alunos fizeram apresentação solo e em duplas, citando Mário Quintana, José Paulo Paes, Vinicius de Moraes, Regina Sormani Ferreira.

A diretora Maria Sarmento Torres citou alguns dos objetivos do projeto. “Esse projeto tem diversos objetivos. Dentre eles, auxiliar no processo de evolução da língua oral e escrita, estimular os alunos a descobrirem os seus potenciais artísticos, expressar e saber comunicar-se em artes”, comentou.

Segundo Maria Sarmento, o projeto contou com diversas etapas. A escolha de poetas ilustres para cada turma, com as poesias declamadas pela professora da sala de leitura e apresentadas pelos alunos para outras turmas, além da atividade de expressão oral, aprendendo a recitar.

- Cada turma apresentou uma obra feita com material reaproveitado, como forma de expressar a leitura da obra. Durante todas as etapas do projeto, os alunos foram avaliados quanto a sua expressão oral, motivação e através da expressão escrita, concluiu a diretora.

Estiveram presentes a diretora do setor pedagógico, Márcia Branco, representando a secretária Milmar Pinheiro, e a responsável pelo setor Azul, ao qual pertence a escola, Marileda Bichara.